TRE do Pará abre 1º Circuito Inovar

O objetivo do evento é  discutir, por meio de palestras e oficinas, inovações  relacionadas à área judiciária.

O objetivo do evento é  discutir, por meio de palestras e oficinas, inovações  relacionadas à ár...

O TRE do Pará, por meio do de seu Laboratório de Inovação (Aldeia Lab), deu início nesta quarta-feira (24), na sede do órgão, ao 1o Circuito Inovar, que nos próximos dias até a sexta-feira (26) discute, por meio de palestras e oficinas, inovações  relacionadas à área judiciária. A abertura contou com a presença da doutoranda em Tecnologia e Inovaçãoe servidora do TRE do Paraná, Yna Honda, que falou sobre as "Novas fronteiras da Justiça: explorando a inovação no Judiciário".

O presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, abriu o evento dando as boas-vindas aos presentes. Em seguida, destacou a importância da inovação para o judiciário.  "A união de vários ramos desse setor irá gerar ideias criativas e sustentáveis, que vão nos ajudar a atendermos com ainda mais qualidade às jurisdicionadas e aos jurisdicionados", pontuou.

O juiz eleitoral Marcus Alan de Melo Gomes, vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), onde é desenvolvido o Aldeia Lab, falou na abertura do Circuito, sobre o entusiasmo em promover um evento sobre inovação. "Estamos habituados no Judiciário a sempre olharmos para trás. O próprio processo é uma reconstrução do passado. Por isso, para nós é um pouco difícil olhar o hoje e pensar no amanhã, inovar, pensar na solução para os problemas a partir da inovação ", disse.

Entre os temas abordados pela palestrante Yna Honda um deles foi sobre os maiores desafios enfrentados hoje pelo Poder Judiciário e, logo em seguida, apontou algumas inovações que já estão implementados no Judiciário. "Um deles é a própria urna eletrônica. No Tribunal que atuo, por exemplo, posso falar da nossa Usina Fotovoltaica, que é um inovação tecnológica relacionada ao meio ambiente. É importante olharmos em volta e enxergarmos essas inovações", destacou.

A programação do Circuito seguiu ainda com a "Apresentação dos cases de sucesso dos Tribunais Paraenses" e com o diálogo aberto "Inovação no Judiciário paraense".

À tarde, a programação continua com uma capacitação sobre a pessoa facilitadora e as ferramentas de inovação.

Acompanhe a programação dos dias 25 e 26:

Dia 25/05 - Oficina de Capacitação sobre Design Thinking e Agilidade Temática: - Inovando nos serviços. Horário: 8h30 às 12h e 13h30h às 17h. Local: sala de Treinamento da EJE Público: Integrantes do Aldeia iLab e de Laboratórios convidados. Local: Auditório Ivan Melo

Dia 26/05 - Oficina de Capacitação sobre Design Thinking e Agilidade Temática: - Inovando nos processos internos. Horário: 8h30 às 12h e 13h30h às 17h. Local: sala de Treinamento da EJE. Público: Integrantes do Aldeia iLab e de laboratórios convidados. Local: Auditório Ivan Melo.

Texto: Alexandra Cavalcanti/ Ascom TRE do Pará

Fotos: Thalles Puget/ Ascom TRE do Pará

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido