TRE do Pará realiza, em Castanhal, reunião com as forças de segurança pública

Uma das finalidades do encontro é de traçar o planejamento inicial com as zonas eleitorais para as Eleições Municipais do mês de outubro.

Uma das finalidades do encontro é de traçar o planejamento inicial com as zonas eleitorais para ...

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) segue promovendo reuniões com as forças de segurança pública do estado no sentido de iniciar um planejamento conjunto com as zonas eleitorais visando as Eleições Municipais marcadas para o mês de outubro deste ano.

Na terça-feira (06), o encontro foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil / Subseção Castanhal (OAB/ Castanhal), no nordeste paraense, e teve a presença da diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, do chefe da Polícia Judicial, Alexandre Santos e do chefe do Núcleo de Inteligência do TRE do Pará, Jorge Monteiro, além dos juízes das zonas eleitorais da região: Sara Augusta de Oliveira (4ª ZE); Cristiano Gomes (5ª ZE), Antônio Francisco Gil da Silva (8ª ZE), João Paulo Barbosa Neto (31ª ZE), Jonas da Conceição Silva (32ª ZE), Caroline Assad (36ª ZE), José Pereira Sales (39ª ZE) e Daniel Girão (50ª ZE).

Também participaram os chefes de cartório: Sérgio Pacheco (5ª ZE), Joaquim José Almeida (9ª ZE), Jeefson de Menezes (50ª ZE) e o assistente da 87ª ZE, Alex Melo.

No início da reunião, a diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, destacou que o plano de segurança será elaborado com base nas realidades de cada zona eleitoral. "Estamos juntos nesse desafio de realizar as Eleições 2024. A eleição acontece na zona eleitoral: os protagonistas são os juízes eleitorais e os chefes de cartório, por isso nós viemos aqui, para iniciar esse diálogo mais próximo e assim possamos elaborar um planejamento levando em conta as especificidades e características de cada região, de maneira personalizada e entendendo as diferenças de uma para a outra", explicou.

Em seguida, a diretora apresentou as datas principais do Calendário Eleitoral para o segundo semestre, com destaque para a próxima quinta-feira, dia 15, quando encerra o prazo para os registros de candidaturas, além das informações referentes ao eleitorado da região - que reúne 691.214 pessoas votantes - e aos 867 locais de votação, dos quais 170 solicitaram o apoio de força policial e 2 estão situados em área indígena, no município de Tomé-Açu.

O chefe da Polícia Judicial do TRE do Pará, Alexandre Santos, destacou que o planejamento e o apoio da força policial iniciam bem antes do mês de outubro, ainda no ano anterior, com a organização do Fechamento do Cadastro Eleitoral e citou a criação de um Comitê Integrado de Segurança coordenado pela juíza membra da Corte, Rosa de Fátima Navegantes. "A magistrada está à disposição de todos e também será formado um grupo para troca de mensagens entre os agentes para agilizar a solução de possíveis ocorrências", explicou.

Para a juíza da 4ª Zona Eleitoral, Sara Augusta Pereira de Oliveira, o encontro antecipa os ajustes necessários. "É muito satisfatório participar de um momento como esse, pois demonstra a preocupação do Tribunal em nos instruir, instruir todos os profissionais envolvidos nas eleições. É um momento prévio em que a gente vai azeitando as orientações e estratégias de segurança com relação ao pleito e me sinto muito grata por participar", disse.

O presidente da OAB - Subseção Castanhal, advogado Brandon Piedade, ressaltou que o encontro prévio serve para concretizar, ainda mais, a democracia. "Essa reunião de alinhamento garante que pleito eleitoral seja um procedimento com muita lisura, respeito e, principalmente, com responsabilidade. Então, a OAB como órgão que apoia a democracia, se alegra muito em sediar esse momento", festejou.

Presenças

Pelas forças de segurança estavam presentes a Polícia Militar (CPR - 3 / 3ª RISP), a Polícia Civil (Superintendência da 3ª RISP), a Polícia Rodoviária Federal (1ª Delegacia / PRF), o Corpo de Bombeiros Militar (2º, 12º, 17º e 28º Grupamentos), o Detran Castanhal, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, a Guarda Municipal de Castanhal e a Secretaria Municipal de Defesa Social.

O comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Albino Lima, destacou a parceria com o Tribunal. "Essa reunião é muito importante para que não tenhamos problemas no pleito municipal, pois são 22 cidades que integram o nosso comando. Me coloco à disposição de todas as autoridades com os todos os comandantes para atender às demandas", afirmou.

Na quarta-feira (07/08) a reunião com as forças de segurança ocorrerá no município de Capanema, também no nordeste paraense.


Texto: Rodrigo Silva/Ascom Rodrigo Silva.
Fotos: Thalles Puget/ Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 15h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido