TRE do Pará realiza reunião com as forças de segurança de Marabá e região

A finalidade do encontro foi de apresentar os dados gerais do eleitorado paraense e de iniciar um planejamento específico para a segurança das Eleições Municipais de 2024.

A finalidade do encontro foi de apresentar os dados gerais do eleitorado paraense e de iniciar u...

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) iniciou na segunda-feira (08/07), em Marabá, no sudeste paraense, uma série de reuniões com as forças de segurança pública. Os encontros estão previstos para ocorrer durante todo o mês de julho em municípios polo do estado. O objetivo é de elaborar um planejamento inicial de segurança para as Eleições Municipais 2024 com base nas informações específicas sobre o eleitorado e os locais de votação de cada região.

Participaram do encontro realizado no Fórum Eleitoral Desembargador Ary da Mota Silveira, localizado na Nova Marabá, a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, que conduziu a reunião; o chefe da Polícia Judicial do Tribunal, Alexandre Santos; o chefe do Núcleo de Inteligência do Tribunal (Nint), Jorge Monteiro, e os juízes das zonas eleitorais da região: Alexandre Hiroshi Arakaki (23ª ZE  - Marabá), Caio Marco Berardo (100ª ZE - Marabá), Luciano Mendes (57ª ZE - São João do Araguaia) e Antônio José (62ª ZE - São Geraldo do Araguaia).

Também estiveram presentes representantes de todas as forças de segurança como as polícias Federal, Militar, Civil e Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros Militar, o Exército Brasileiro e a Secretaria Municipal de Segurança Institucional de Marabá (SMSI) - por meio do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial - o Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e a Guarda Municipal de Marabá (GMM).

Na abertura da reunião, a diretora-geral do Tribunal destacou a importância dessa aproximação com as forças de segurança.

"Sem essa parceria com as forças de segurança as eleições não acontecem, pois ela não é importante, mas sim, imprescindível. A intenção desta reunião é de uma conversa preliminar, justamente para abrir um canal de diálogo e estreitar o contato para que juntos possamos caminhar e o pleito seja o mais seguro possível", pontuou.

O chefe da Polícia Judicial do TRE destacou a criação de um comitê integrado de segurança sob a coordenação da juíza efetiva da Corte, Rosa Navegantes, e do qual fazem parte os representantes das forças de segurança."As demandas que não puderem ser resolvidas localmente poderão ser encaminhadas para o comitê, pois a magistrada está à disposição de todos", afirmou.

 

Segundo o cronograma, a próxima reunião institucional ocorrerá na terça-feira (09/07), no município de Parauapebas.

 

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido