TRE do Pará atende público da Apae Belém

Na ocasião, foram disponibilizados atendimentos para biometria, alistamentos, transferências e revisão cadastral.

Na ocasião, foram disponibilizados atendimentos para biometria, alistamentos, transferências e r...

O público atendido pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Belém) viveu uma manhã diferente nesta quarta-feira (26/03). É que uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) levou para dentro da instituição todos os atendimentos eleitorais disponibilizados pelo Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE) e pelos cartórios eleitorais em todo o estado.

Foram disponibilizados na ocasião os serviços de biometria, alistamentos, transferências e revisão cadastral. Além disso, foram colocadas urnas eletrônicas para que os presentes pudessem treinar o uso do equipamento. Houve ainda uma palestra promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) para explicar o Projeto TRE Acessível, que tem o objetivo de promover acessibilidade, além de prestar orientações sobre a importância do voto e sobre os direitos das pessoas com deficiência. Um dos palestrantes, foi o colaborador do TRE do Pará, Leandro Albuquerque, que tem Síndrome de Down.  

O diretor-geral do TRE do Pará, Bruno Giorgi Almeida, fez a abertura da palestra e explicou a importância de levar os serviços a locais como a Apae. “O TRE Acessível nasceu da preocupação do Tribunal com as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental, por isso, nosso objetivo é fazer com que os serviços eleitorais possam estar acessíveis a todas essas pessoas e para que possam colocar em seus cadastros eleitorais, quais são as suas necessidades. É por essa razão que estamos levando esses serviços eleitorais a espaços como a Apae”, detalhou.

Uma das pessoas atendidas pela instituição e beneficiada pelo atendimento do TRE do Pará na manhã desta quarta-feira, foi Michele Silva, de 36 anos, que estava acompanhada da mãe. Ela foi fazer a revisão cadastral. “O título de eleitor é muito importante para mim, porque ele é a minha cidadania”, disse ela, logo após participar da palestra do TRE Acessível.

A presidente da Apae Belém, Iza Feio de Paiva, participou da ação e destacou ser fundamental trazer visibilidade para esse público. “Essa mobilização é muito importante para nós, porque com ela conseguimos oferecer esse atendimento às pessoas e seus familiares e também mostrar um pouco do trabalho que fazemos aqui”, disse.

A gerente da Apae Belém, Fabíola Negreiros, ressaltou que atualmente a instituição atende a um público de cerca de 500 pessoas, incluindo familiares, e informou que, ao contrário do que muitos acreditam, o público da Apae não se restringe apenas às pessoas com síndrome de Down. “Atendemos também autistas, pessoas com paralisia cerebral e deficiências múltiplas”, esclareceu.

Parceria

A ação foi resultado da parceria da Assessoria de Cerimonial (Ascer) do TRE do Pará, com a Apae Belém, com a participação da Seção de Gestão da Sustentabilidade Ambiental e Social (SGS) do Tribunal, além do Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE) e da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

O trabalho foi iniciado no dia 21/03, quando foi feito pela Apae o treinamento de servidores do TRE do Pará para atendimento do público da associação, como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Síndrome de Down, no NAE.

Na ocasião, foram dadas dicas de como atender de forma mais efetiva as pessoas com Síndrome de Down, focado principalmente em atitudes anti capacitistas. O treinamento foi feito em forma de Roda de Conversa no salão central do Núcleo.

O resultado do treinamento foi apresentado durante o atendimento de hoje. “Nossos atendentes foram treinados pela Apae para fazer esse atendimento aqui”, reforçou o chefe do NAE, Zilomar Pereira, que calculou uma média de 40 a 50 atendimentos na sede da Apae Belém.

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido