Página interna do portal

Palestras sobre IA e desinformação marcam abertura de Fórum de Direito Eleitoral

O evento iniciou na segunda-feira (08) com palestras de Diogo Rais, sobre os desafios do Direito Eleitoral na era digital, e de Elder Goldzman, que falou de desinformação e liberdade de expressão.

O evento iniciou na segunda-feira (08) com palestras de Diogo Rais, sobre os desafios do Direito...

Realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Pará (OAB/PA), o Fórum de Direito Eleitoral voltado para as Eleições 2026 iniciou na noite da segunda-feira (08), no Plenário TRE, em Belém.

Temas como Inteligência Artificial, campanhas digitais, combate à desinformação, registro de candidatura, inelegibilidade e prestação de contas estarão em debate até a próxima quarta-feira (10), reunindo grandes nomes do cenário nacional em um momento de capacitação indispensável para quem atua no sistema jurídico eleitoral.

Solenidade

Na cerimônia de abertura, a mesa de honra foi composta pelo presidente do Regional paraense, desembargador José Maria Teixeira do Rosário; pela vice-presidente e corregedora regional eleitoral do TRE do Pará, desembargadora Maria Filomena Buarque; e pelo vice-diretor da EJE, o juiz da Corte Eleitoral, Marcus Alan de Melo Gomes.

Integraram a mesa pela OAB/PA, a vice-presidente Brenda Araújo e a presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Bianca Lobato. E, ainda, o procurador regional eleitoral Bruno Valente e o procurador José Edvaldo Salles, que representou a Procuradoria Geral de Justiça do Estado.

Sobre a importância do fórum, o presidente do TRE do Pará ressaltou que o evento foi pensado para a atualização de temas que desafiam os profissionais mais experientes da área eleitoral. "Estamos sempre atrás do conhecimento e debates sobre Inteligência Artificial é de extrema importância no cenário atual. Então espero que usufruam desse momento importantíssimo de aprendizado”, afirmou o desembargador José Maria Teixeira do Rosário.    

Ao projetar os desafios das Eleições Gerais deste ano, a vice-presidente da OAB/PA também alertou para o uso das novas tecnologias. “A Inteligência Artificial nos impõe respostas que não estão nos livros porque a transformação ocorre no presente. Por isso, a OAB se mantém firme nessa parceria com a Justiça Eleitoral, visando defender as garantias constitucionais, a segurança jurídica e a liberdade de manifestação", destacou Brenda Araújo.  

Direito Digital e desinformação em debate 

A programação acadêmica da noite iniciou com palestra do professor Diogo Rais, que ministrou o tema "Eleições 2026: Desafios do Direito Eleitoral na Era Digital". Em destaque, o advento das redes sociais digitais que extrapolaram os limites de tempo, sujeitos e canais do tradicional horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. “Hoje é perfeitamente possível que um cidadão comum, ao fazer uma publicação na internet, alcance e influencie muito mais pessoas do que o rádio ou a televisão seriam capazes”, reforçou o especialista.

Diogo Rais afirmou ainda que o grande volume de dados dificultam o monitoramento. E diante do dilema entre verdade e mentira nas plataformas digitais, o especialista ressaltou que “é preciso separar a desinformação que afeta o Direito daquela que deve ser combatida pelo jornalismo, pela escola ou pela moral. No entanto, quando houver conteúdo enganoso com potencial lesivo às eleições, aí sim a Justiça Eleitoral deve enfrentar o desafio”.

A segunda conferência da programação foi ministrada pelo professor Elder Goldzman, sobre "Desinformação e Liberdade de Expressão no Ambiente Eleitoral". Para ele, o maior desafio da Justiça Eleitoral será atuar de forma rápida em meio à guerra de narrativas, especialmente nas redes sociais digitais, onde a produção de provas é um grande obstáculo. “Muitas vezes, temos apenas a narrativa das partes e poucos subsídios para decidir, mas a decisão precisa ser ágil porque a eleição tem prazo certo para acontecer”, pontuou Elder Goldzman.

Apesar do cenário desafiador, o professor acredita na capacidade de resposta dos tribunais brasileiros: "A Justiça Eleitoral é extremamente adaptável e, dentro do nosso arsenal processual e administrativo, sempre conseguimos responder às demandas. Por isso, eventos de capacitação como esse são vitais pois atualizam, trazem reflexões e geram insights que nos permitem antecipar os problemas”, afirmou o especialista.  

O advogado Vinícius Alves Cavalcante, que estava na plateia, também destacou a necessidade da atualização principalmente sobre as novas regras da propaganda na internet. "Fóruns como este são fundamentais para os operadores do Direito e também para os estudantes da área. É essencial estarmos atualizados sobre as regras especialmente diante do avanço tecnológico e do impacto da Inteligência Artificial no processo", reforçou o advogado. 

Além de magistrados, assessores jurídicos, advogados e estudantes de Direito, também participaram da abertura do evento, o diretor-geral do TRE do Pará, Bruno Giorgi Almeida, secretários e demais servidores e colaboradores da instituição. A programação também contou com a apresentação musical dos servidores Kayla Cohen e Rodrigo Valdez.

Programação 09 e 10 de junho 

O Fórum de Direito Eleitoral continua nesta terça-feira (09) pela manhã com workshop ministrado pela professora Marilda Silveira sobre campanhas digitais e propaganda. No período da tarde, o professor Frederico Alvim vai abordar questões relacionadas às provas no Direito Digital.

Já na quarta-feira (10), os assuntos serão registro de candidatura e inelegibilidades, com a procuradora da República Nathália Mariel. E aspectos práticos da prestação de contas, com a professora Rita Gonçalves.

 

Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.

Imagem: Leonardo Moraes e Tábita Veloso/ Ascom TRE do Pará.

Acesso rápido