Página interna do portal

TRE do Pará entrega resultado das Eleições 2026 antes do horário previsto

Dr. Daniel, do Podemos, foi eleito governador do Estado com 2.322.289 dos votos (51,63%).

Dr. Daniel, do Podemos, foi eleito governador do Estado com 2.322.289 dos votos (51,63%).

O resultado do primeiro turno das Eleições Gerais 2026 no Pará foi concluído às 23h55 do domingo, dia 4 de outubro. O nome do candidato matematicamente eleito para Governo do Estado foi definido às 21h02, antes do prazo previsto, que era de 21h30. O governador eleito pelo Pará foi o Dr. Daniel, do Podemos, com 2.345.721 dos votos (51,36%).

O nome do candidato matematicamente eleito para Governo do estado foi apresentado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador José Maria Teixeira do Rosário, durante entrevista coletiva com a imprensa, na sede do regional. Ele estava acompanhado pelo diretor-geral TRE do Pará, Bruno Giorgi Almeida, e pelo secretário de Tecnologia da Informação, Edivaldo Gaspar.

A candidata do MDB ao Governo do Pará, Hana Ghassan, ficou em segundo lugar com 2.125.084 dos votos (46,53%).

No cenário nacional, os eleitores de todo o país retornam às urnas no domingo, 25 de outubro, para decidir em segundo turno a disputa pelo cargo de novo presidente do Brasil, entre o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Flávio Bolsonaro, do PL.

Os dois senadores eleitos pelo Pará foram Helder Barbalho, do MDB, com 2.342.070 dos votos (26,10%) e Chicão, do União, com 2.014.409 dos votos (22,45%)

Entre os 6.258.162 eleitores aptos a votar no estado, 5.062.750 (80,90%) compareceram à votação e o número de abstenção foi de 1.195.412 (19,10%). Os votos em branco e nulos para o cargo de governador somaram 106.097 (2,10%) e 389.825 (7,70%), respectivamente. E para presidente, no Pará, os em branco e nulos totalizaram 54.203 (1,07%) e 149.129 (2,94%), respectivamente.

O presidente do TRE do Pará avaliou como tranquilas as eleições no Pará e atribuiu a rapidez na apuração ao trabalho das mais de 100 mil pessoas envolvidas no pleito. “Fazer eleições no Pará é um desafio, por conta dos locais de difícil acesso, mas conseguimos entregar as urnas em todos eles e tivemos um resultado com agilidade graças às pessoas que atuaram nas eleições, como magistrados, servidores, terceirizados, requisitados e mesários”, avaliou.

O diretor-geral do TRE do Pará atribuiu a agilidade do resultado também à nova tecnologia usada pelo TRE do Pará na transmissão dos dados. “Tivemos muito êxito no uso dos satélites de baixa órbita nessas eleições”, disse. Ele garantiu ainda que a mesma logística usada durante o primeiro turno deve se repetir no segundo.     

 

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

 

Acesso rápido