TRE reabre o Cadastro eleitoral para o cidadão

Em função da pandemia do Coronavírus, o atendimento será remoto em todo o Estado do Pará.

Em função da pandemia, o atendimento nos cartórios eleitorais será remoto

 

Na última quarta-feira, 09, foi reaberto o Cadastro Eleitoral em todo o Brasil. O atendimento da Justiça Eleitoral nos Cartórios Eleitorais de todo o Pará e na Central de Atendimento ao eleitor, em Belém, está sendo feito de maneira remota, em função do cenário pandêmico ainda existente.

O Coordenador de Logística do TRE Pará, Dilson Mesquita, explica sobre como funcionará a reabertura do cadastro eleitoral. “A reabertura do cadastro eleitoral começou no último dia 09, e é um prazo nacional para todo o Brasil. Entretanto, estamos vivendo contexto de pandemia com aumento de casos de contágio, o TSE prorrogou o modelo de atendimento remoto em todos os cartórios e Zonas Eleitorais para evitar aglomeração”, pontua.

Os serviços como alistamento, transferência ou revisão de dados perante à Justiça Eleitoral com domicílio eleitoral no Brasil, podem ser feitos pelo site do TRE Pará. Dilson Mesquita explica como o cidadão pode obter estes serviços. “Como o atendimento está sendo remoto, o eleitor pode utilizar a ferramenta Título Net, que é o pré-atendimento eleitoral pela internet. O eleitor acessa a área eleitor e eleições e tem o atendimento eleitoral, Título Net. O cidadão informa os dados pessoais que a ferramenta solicita e inicia o processo do atendimento”, detalha.

Pelo Título Net o eleitor pode consultar seus débitos, emitir boletos e regularizar sua situação cadastral na Justiça Eleitoral.

Resoluções - Os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral estavam suspensos desde maio, como determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 151 dias antes do pleito. Este ano com o adiamento da votação para 15 de novembro, o novo calendário aprovado pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.627/2020 marcou o reinício do atendimento aos eleitores a partir do dia 09.

Em caso de dúvidas sobre o andamento da solicitação feita pelo Título Net, o interessado deve entrar em contato com o respectivo cartório eleitoral do município ou com o TRE do estado.

 

*Com informações da Ascom do TSE.

 

*Foto: Rafael Nedemeyer, site Fotos Públicas

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido