Tribunal Regional Eleitoral do Pará inaugura nova usina fotovoltaica

A usina está instalada na Central de Atendimento ao Eleitor, em Belém.

Tribunal Regional Eleitoral do Pará inaugura nova usina fotovoltaica

Nesta quinta-feira, 12 de março, às 11 horas da manhã, será inaugurada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador Roberto Moura, a nova Usina Fotovoltaica de energia solar na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizada no bairro do Marco.

Com um custo total de implantação em torno de 327 mil reais, a Usina Fotovoltaica da CAE conta com 215 painéis solares no telhado e tem uma potência de 78 Kwp e contará com o monitoramento on line, realizado pela equipe do Tribunal.

Segundo o analista judiciário e engenheiro eletricista do TRE, Diego Lopes, a usina tem vida útil estimada em aproximadamente 25 anos, e a estimativa de sua produção anual é de 113 mil Kwh. “A média mensal da produção de energia pela usina da CAE será de nove mil Kwh, o que representa um percentual de economia na fatura de  energia de cerca de 25%, algo em torno de 4 mil reais”, ressalta Diego.

Além da redução do impacto financeiro, já que a Usina Fotovoltaica tem um impacto muito positivo com relação à redução do consumo de energia elétrica, existe o estímulo ao maior uso de fontes renováveis de energia, alinhado à política de sustentabilidade do tribunal, pois, como destaca Reynolds, pelo fato de que a usina utiliza “uma fonte de energia que eu posso dizer infinita, que é a energia solar, ou seja, a radiação solar, que é a energia renovável e que não causa o menor impacto na natureza, diferente das outras fontes de energia, tais como a termoelétrica, hidroelétrica”, pontua.

Pesquisa – O TRE já possui uma Usina Fotovoltaica instalada em sua sede, no bairro da Campina, em Belém, e engenheiro eletricista conta que, para implantar essa primeira usina foi feita uma visita técnica na Usina do TRE do Amapá, onde foi possível o levantamento de informações sobre a empresa, as instalações e os benefícios do empreendimento.

“Em 2018 fizemos a visita no Amapá e no ano seguinte começamos o processo de instalação no prédio sede, onde o consumo de energia é alto. Com a instalação da Usina em janeiro de 2019, podemos perceber uma redução no consumo de energia elétrica se compararmos com os anos anteriores às faturas da concessionária”, observa Diego.

Compromisso – O diretor-geral do TRE do Pará, Osmar Frota, afirma que a inauguração da Usina na sede da CAE é um compromisso assumido na gestão do desembargador Roberto Moura, à frente da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. “Nós sempre tivemos a preocupação com a questão socioambiental, tanto é que fizemos uma reestruturação no quadro do TRE e criamos o Núcleo Socioambiental, com servidores com atribuições específicas, voltadas às questões socioambientais da instituição, e uma delas foi a criação da Usina Fotovoltaica na Central de Atendimento ao Eleitor, em Belém, um projeto desta gestão”, comemora.

Ele afirma que, ao assumir a diretoria-geral, este era um dos projetos que tinha sua atenção, sendo uma realização pessoal. “Quando eu assumi a diretoria-geral do TRE, esse era um dos projetos que eu tinha muita atenção, a criação dessa usina fotovoltaica na CAE. Porque eu realmente acredito que a redução de energia, o consumo limpo de energia, contribui muito para o meio ambiente. E nós estamos conseguindo, como forma de investimento, construindo cada vez mais usinas, reduzir a despesa de custeio ordinário”, finaliza.

O diretor complementa que “a usina tem uma boa produção de energia, que vai agregar muita energia limpa para o Tribunal e toda a parte ambiental, nós vamos cada vez mais compondo sobre essa questão dentro do ambiente do Tribunal, com a redução de copos descartáveis e de consumo de papel, a implantação do PJE, com número de processos físicos vindo todos digitais”, explica Osmar Frota.

Funcionamento do Sistema:

Um sistema solar conectado à rede é composto, basicamente, pelos módulos fotovoltaicos (comumente chamados de placas ou painéis solares) e pelos inversores interativos.

Além dos componentes principais (painel solar e inversor), existem os componentes de infraestrutura e integração do sistema, que são as estruturas de fixação dos painéis fotovoltaicos e os componentes elétricos de proteção.

O inversor recebe a energia gerada pelas placas solares em corrente contínua (CC), e a converte em energia elétrica de corrente alternada (CA), forma de energia utilizada nos estabelecimentos residenciais e comerciais.

O sistema trabalha em paralelo com a rede pública de distribuição de energia elétrica. Após a instalação e funcionamento, toda a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos (placas solares) é transformada pelo inversor e injetada no quadro geral da unidade consumidora. 

Os aparelhos ligados à rede elétrica se alimentarão dessa energia e, caso a potência gerada seja superior à potência dos aparelhos que estejam ligados ao mesmo tempo, a energia excedente será exportada para a rede da concessionária tornando-se crédito de energia.

Por outro lado, caso a potência dos aparelhos ligados à rede elétrica seja superior à potência do sistema fotovoltaico, a rede pública complementará com a energia restante.

 

Serviço: Inauguração da Usina Fotovoltaica na Central de Atendimento ao Eleitor

Data: 12 de março de 2020 (Quinta-feira)

Hora: 11 horas

Local: Central de Atendimento ao Eleitor – CAE – Tv Pirajá s/n (Entre Marquês de Herval e Visconde), bairro da Pedreira.

 

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido