Desembargador Leonam Cruz apresenta Contos para todas as infâncias

Autor de livros jurídicos e de poesia, o magistrado se aventurou pelo mundo das fábulas e escreveu coleção com fins filantrópicos.

Autor de livros jurídicos e de poesia, o magistrado se aventurou pelo mundo das fábulas e escrev...

Crianças de todas as idades estão convidadas a viver as aventuras do Grilo Zinho, do Sapo Irineu, do Beija-flor Leo e do Cão Luce, personagens que integram a coleção de fábulas do escritor e desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior. Reunidos em um box, lançado pela editora Instituto Euvaldo Lodi, os livros têm sua venda integralmente destinada às instituições filantrópicas que trabalham na assistência de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

 

Com as ilustrações de Mário Baratta, o autor utiliza a natureza e seus elementos para desenvolver e fortalecer, por meio da literatura e do lúdico, valores necessários à formação cidadã, na busca de um mundo de reverência à natureza e à vida, trazendo ensinamentos de respeito e solidariedade. Leonam conta que as histórias nasceram no período de isolamento social, por causa da pandemia da Covid-19, e que escrever para crianças era um antigo desejo. “Quando se escreve para uma criança, você se transporta para aquele acontecimento, o que é fantástico”, afirmou.

 

Leonam já era autor da obra “Temas Jurídicos”, que aborda diversos assuntos ligados ao Direito; além do livro de poemas “Sons do Coração”. Em sua trajetória literária foi ainda co-autor de várias obras jurídicas e teve artigos e ensaios publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior. Para esta nova empreitada, com uma série de livros infantis, ele ressalta que o fato primordial foi deixar a sua criança interior falar mais alto, somando à produção as alegrias e aventuras que viveu na infância.

 

“As obras foram produzidas pelo menino feliz que fui, que sou, e que sempre serei. Quero ser criança por toda a vida e conservar o amor à natureza. Só os olhos infantis têm o real alcance da beleza das flores, dos pássaros, dos animais. Olhos do amor”, considera o autor, lembrando que em sua infância sempre teve os animais como companhia, o que levou a personagem tão cativantes como Grilo Zinho e o Sapo Irineu.

 

“Com certeza, pode-se dizer que a criança não vive sem o animal e o animal não vive sem a criança. Eles se comunicam plenamente porque são puros, e isso é importantíssimo para o desenvolvimento de ambos. Temos sempre a criança que fomos dentro de cada um. Nascemos criança e desencarnamos criança. A literatura e a poesia dão o tom mágico, fantasioso e perfeito, trazendo luz para a escuridão que, momentaneamente, toma conta de nós”, reflete Leonam.

 

Atualmente, o autor é também desembargador do Tribunal de Justiça do Pará e foi eleito vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, além de fazer a destinação da venda da coleção à entidades de assistência à infância, anuncia que fará a doação de exemplares a instituições, a exemplo do projeto “Acreditar no Amanhã”, mantido pelo Comitê de Ação Social e Cidadania do TJPA, na Escola Santana do Aurá, que atende 150 crianças, da educação infantil ao 5° ano do ensino fundamental, tanto da Comunidade Santana do Aurá, como das comunidades do seu entorno, filhos de catadores de resíduos do antigo aterro sanitário do Aurá.

 

COLABORE

A coleção de fábulas de Leonam Gondim da Cruz Júnior pode ser adquirida por meio de Whatsapp nos contatos (91) 99141-8317 e (91) 980364807, a um valor de R$ 50.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido