Disque-Eleitor será reforçado para o 2º turno

Informações sobre seções lideraram as demandas solucionadas pelo serviço.

Informações sobre seções lideraram as demandas solucionadas pelo serviço.

 

Com o objetivo de tirar dúvidas dos eleitores em relação aos locais de votação, à regularidade do título, a justificativa eleitoral, o voto em trânsito, entre outras, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará disponibiliza para a população o Disque-Eleitor. O contingente de atendentes foi acrescido para este 2º turno para facilitar também o atendimento aos mesários, que fazem uso do canal para tirar suas dúvidas.

 

“Durante a semana [de segunda a sexta-feira], que seriam apenas dois servidores, agora são sete. E no sábado e domingo, serão 17 servidores e cinco estagiários, no horário de 7h às 17h. Segundo a pessoa que fez o recrutamento, o Disque-Eleitor nunca trabalhou com essa estrutura que está trabalhando nesta Eleição”, aponta Rosa Helena Alves, assessora da Ouvidoria do TRE Pará.

 

Ela explica ainda que é a primeira vez que Ouvidoria assume a prestação deste serviço à sociedade. “Nas outras eleições, ficava a cargo da Central de Atendimento ao Eleitor. Em 2020, no Plano Integrado das Eleições, foi atribuída essa função de coordenar o serviço do Disque-Eleitor à Ouvidoria. É um atendimento que é disponibilizado para a época da Eleição e iniciou no dia 3 de novembro”.

 

Outro diferencial do Disque-Eleitor nestas eleições é que, em razão da pandemia da Covid-19, os atendentes não ficaram dispostos em uma sala exclusiva para esse tipo de recebimento de ligação. “Cada servidor recebe no seu próprio Voip (ponto de recebimento da chamada)”, explica. As ligações feitas pelo 3346-8100 são distribuídas então entre os atendentes, buscando aquele ponto (Voip) que está livre e diminuindo o tempo de espera, além de permitir que cada atendente esteja em sua própria sala, evitando aglomeração.

 

DADOS DO 1º TURNO

 

Durante o seu funcionamento para o 1º turno, entre os dias 4 e 18 de novembro, foram atendidas pelo Disque-Eleitor um total de 3,2 mil ligações, com um percentual 98,76% das demandas solucionadas. Naturalmente, o dia da eleição fez crescer as demandas, com 2,1 mil ligações de eleitores de todas as regiões do Estado. Com a mudança no endereço de diversas seções, a maior parte das dúvidas solucionadas, o que corresponde a 2,6 mil ligações, foi com relação ao número da seção e local de votação dos eleitores.

 

Em seguida vem as consultas ao número ou a situação do título eleitoral, somando 326 ligações; as dúvidas quanto a justificativa eleitoral (86), a obrigatoriedade do voto (41), mesários e demais convocados para o trabalho eleitoral (40), orientações e mudanças ocasionadas pela Covid-19 (18), contatos das zonas eleitorais, unidades ou disque-denúncia (16) e as prioridades de votação (16), que mantém no 2º turno sua faixa de prioridade, das 7h às 10h, no dia 29 de novembro.

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2020

 

Disque-Eleitor - Com o objetivo de tirar dúvidas dos eleitores em relação aos locais de votação, à regularidade do título, a justificativa eleitoral, o voto em trânsito, entre outras, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) disponibiliza o disque-eleitor.

 

Número de telefone: (91) 3346-8100

Período de funcionamento: 03 a 29/11/2020

Horários: 8h às 19h (até dia 27/11/2020) e 7h às 17h (dias 28 e 29/11/2020).

 

Aplicativo Pardal - Criado pela Justiça Eleitoral no ano de 2014, o eleitor tem neste aplicativo todas as informações para identificar o que é crime eleitoral, fatos e propagandas irregulares antes do pleito e também durante todo o dia 15 de novembro. Por meio do próprio aplicativo o eleitor pode realizar sua denúncia, que é encaminhada para o Ministério Público, assim como para os juízes eleitorais. O aplicativo está disponível para Android e IOS.

 

Disque Denúncia - Outro canal para coibir atos irregulares e crimes eleitorais é o disque-denúncia.

 

Telefone: 0800-0916-330

Horário: 9h às 15h, de segunda a sexta-feira; e no dia 29/11/2020, segundo turno das Eleições,  funcionará normalmente durante todo o dia.

 

Reclamações - O eleitor pode ainda entrar em contato com a Ouvidoria do TRE Pará para reclamações quanto ao atendimento antes e durante a Eleição.

 

E-mail: ouvidoria@tre-pa.jus.br, disponível 24h por dia, todos os dias.

Telefone: (91) 3346-8036 e 8037 ou 0800-0960-007, de 8h às 15h, em dias úteis.

Formulário eletrônico na página da Ouvidoria: https://www.tre-pa.jus.br/o-tre/ouvidoria/fale-com-o-ouvidor-registro-de-solicitacao

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Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

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