Disque Denúncia de combate à corrupção eleitoral começa a funcionar nessa segunda, 05 de outubro

Uma parceria inédita no país entre o TRE do Pará, a Procuradoria Regional Eleitoral e a CNBB

Uma parceria inédita no país entre o TRE do Pará, a Procuradoria Regional Eleitoral e a CNBB

 

 

 

A partir dessa segunda-feira, 05 de outubro, começa a funcionar o Disque Denúncia de Combate à corrupção eleitoral que receberá denúncias sobre crimes eleitorais e propaganda irregular.

O serviço funcionará na sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, localizada em Belém, no bairro do Marco. O cidadão poderá acionar o número 0800 0916 330, no horário de 9h às 15h, de segunda a sexta-feira. No dia 15 de novembro, primeiro turno das Eleições 2020,  funcionará normalmente durante todo o dia.

Segundo a coordenadora da Comissão de Justiça e Paz da CNBB, Irmã Henriqueta Cavalcante, nas últimas eleições municipais, realizadas em 2016, foram recebidas mais de quatro mil denúncias pelo canal de comunicação.

Este ano, a expectativa da entidade, além de receber denúncias, é promover este trabalho de conscientização do eleitor. “Esperamos campanhas limpas, honestas e que as pessoas tenham mais capacidades e critérios para escolher os seus candidatos”, finaliza.

Parcerias – O Procurador Regional Eleitoral do Pará, Felipe Moura Palha informa que os “voluntários da CNBB serão treinados pela Procuradoria Regional Eleitoral. Eles receberão essas chamadas e prontamente registrarão as ocorrências nos sistemas próprios, tanto no aplicativo Pardal, para que sejam distribuídos a um juiz eleitoral, ou no sistema próprio do Ministério Público, para que seja distribuído a um promotor que tocará a investigação”, detalha.

Para o juiz Edmar Pereira, titular do TRE do Pará na categoria magistrado e Ouvidor da Justiça Eleitoral do Pará, “o disque denúncia é mais uma ferramenta que é disponibilizada pelos três órgãos TRE, Procuradoria Eleitoral e CNBB, em benefício do eleitor, para que possa denunciar fatos que envolvam o pleito eleitoral, especialmente relacionados à propaganda política, partidária, crimes eleitorais, estes fatos serão levados ao conhecimento da Ouvidoria, da CNBB, Ministério Público e Zonas Eleitorais”.

Ele ressalta que alguns destes fatos se transformam em ações penais e ações eleitorais, seja pela prática ora de crimes eleitorais, ora de condutas vedadas.

O Disque Denúncia eleitoral estará à disposição de qualquer Eleitor em todo o estado do Pará pelo 0800 091 6330.

Pardal - Já está disponível para os cidadãos o aplicativo Pardal voltado para registro de denúncias eleitorais. Criado pela Justiça Eleitoral no ano de 2014, por meio desta ferramenta de comunicação é possível o cidadão realizar denúncias de crimes eleitorais e práticas indevidas de propagandas durante o período que antecede as Eleições Municipais 2020.

Ao acessar o aplicativo o internauta tem orientações gerais sobre a Propaganda Eleitoral, o que é permitido na Lei Eleitoral em relação à propaganda e aquilo que é considerado crime eleitoral. O aplicativo está disponível para android e IOS.

 

 

 

 

 

 

 

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido