Prazo para registro de Candidatura encerra no dia 26 de setembro

A Justiça Eleitoral atuará em regime de plantão para atendimento da demanda de registro de candidaturas

A Justiça Eleitoral atuará em regime de plantão para atendimento da demanda de registro de candi...

O prazo de registro de candidaturas para os cargos das Eleições de 2020 se encerra no próximo sábado, 26. Os pedidos de registro podem ser feitos pela internet ou nos Cartórios Eleitorais nas cidades do interior do Estado do Pará. A equipe de juízes e servidores que integram a Justiça Eleitoral atuarão em regime de plantão nessa data, mas a recomendação é de que os partidos antecipem as suas solicitações de registro no Sistema Nacional de Cadastro de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral, evitando eventual sobrecarga do sistema.

O coordenador da Secretaria Judiciária do TRE Pará, Vespasiano Neto, informa que os partidos já realizaram suas convenções e eles têm até o sábado, dia 26, para apresentar o registro de Candidaturas aos cartórios eleitorais. “As candidaturas de Prefeito e vereadores serão analisadas pelo juiz eleitoral da Zona. Os candidatos devem fazer a transmissão via internet, até às 8 horas da manhã do dia 26 de setembro e até às 19h, nos Cartórios Eleitorais no interior do Estado”, explica.  

Vespasiano Neto informa que o Tribunal Regional Eleitoral do Pará realizou no mês de agosto um encontro virtual que reuniu representantes de partidos, advogados, contadores. Durante o evento o TRE Pará orientou para que todos se antecipassem em relação ao registro de candidatos. “Hoje, dia 22, aqui no Pará nós já temos mais de quatro mil candidatos a vereadores já cadastrados em nosso sistema, mas a expectativa para o registro é em torno de 30 mil candidatos. Para prefeito já temos cadastrados 154 candidatos a prefeito e vice-prefeito em todo o Estado. No Brasil já passamos de 100 mil candidatos cadastrados no sistema”, comemora.

Os partidos e coligações atenderam um pedido da Justiça Eleitoral antecipando o cadastro dos candidatos. “A hora está chegando, o último dia está aí, os cartórios estão preparados para receber esta documentação. E, ao receber, é feita a análise de maneira séria, rápida, porque os prazos são curtos. Peço aos candidatos e partidos políticos que verifiquem seus processos, depois que apresentarem os pedidos, acompanhem o processo, tenham atenção à documentação”, finaliza.

O Tribunal está fazendo plantão do Regime Eleitoral e o prazo final para aprovar os candidatos às Eleições 2020 encerra no dia 26 de outubro, contando 20 dias antes do pleito. A partir daí os nomes dos candidatos serão disponibilizados para o sistema da urna eletrônica, para que sejam escolhidos no dia da Eleição.

DivulgaCand – O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza ao cidadão, candidatos e eleitor informações detalhadas sobre os Candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores no site oficial de Divulgação de Candidatos e Contas Eleitorais. O endereço eletrônico é www.divulgacandcontas.tse.jus.br

Neste endereço é possível encontrar a relação de todas as regiões brasileiras; estatísticas sobre candidaturas; consultas sobre limite de gastos; financiamento coletivo.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido