TRE do Pará participa de Webinário em parceria com TJPA e TRT8, sobre o Judiciário paraense

Evento integra a 14ª Primavera de Museus e reúne instituições museológicas dos tribunais locais para discutir a memória do Judiciário.

Evento integra a 14ª Primavera de Museus e reúne instituições museológicas dos tribunais locais ...

"Memórias do Judiciário paraense: os desafios na era digital" será o tema de um Webinário que vai reunir as instituições museológicas do Poder Judiciário local. O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), e ocorrerá amanhã, quinta-feira (24/09), às 16h, no ambiente virtual da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA).

Vice-presidente e Corregedora do TRE do Pará, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães também representará o Tribunal de Justiça do Estado do Pará e ministrará o webinário, em conjunto com o conselheiro do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), desembargador Luis José de Jesus Ribeiro, representando o Tribunal Regional do Trabalho (TRT8).

Na ocasião, os palestrantes abordarão o trabalho de preservação da memória do Judiciário de forma geral, a partir das ações e experiências das respectivas instituições às quais são vinculados. A desembargadora Luzia Nadja Guimarães discorrerá sobre o CCJE e o Mundo Digital. Para acompanhar, o público deve acessar o site da EJPA (ejpa.tjpa.jus.br)

O evento integra a programação oficial da 14ª Primavera de Museus, ação desenvolvida nacionalmente, que conta com a participação de todos os museus brasileiros, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que, durante todo o mês de setembro, mobiliza as instituições cadastradas no IBRAM a realizarem programações abertas a todos os públicos. O tema geral definido para a edição de 2020 é: "Mundo Digital: Museus em Transformação".

Para a chefe do Serviço de Museu e Documentação Histórica do TJPA, Leiliane Rabelo, “o evento busca intensificar as relações dos museus e centros culturais do Judiciário com a sociedade paraense, divulgando suas ações e mostrando como estão sendo trabalhadas as demandas do Judiciário neste momento, na perspectiva dos desafios de uma sociedade cada vez mais virtualizada”, disse.

Aliado a esse panorama, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou no dia 14 de abril de 2020, a Resolução nº 316, que cria o Dia da Memória do Poder Judiciário, a ser celebrado em 10 de maio, fazendo com que o judiciário brasileiro coloque em pauta sua magnitude histórica e cultural.

Palestrantes:

Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento é a atual vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Especialista em Gestão de Órgãos Públicos (Escola do Governo do Estado) e em Direito Civil (UNAMA). Foi corregedora da Região Metropolitana de Belém do Tribunal de Justiça do Pará entre 2007-2009. Foi presidente do TJPA entre 2013-2015 e presidiu a Comissão Permanente de Avaliação Documental entre os anos de 2011-2013 e 2017-2019. Ex- professora da UFPA no Curso de Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho, na Universidade da Amazônia e Fundação Escola Superior do Ministério Público.

Desembargador Luis José de Jesus Ribeiro é o atual Diretor da Escola Judicial do TRT 8ª Região. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) Especialista em Economia do Trabalho pela UNICAMP. Doutor em Direito das Relações Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino;  ex-Presidente e atual Conselheiro e representante da Região Norte no Fórum Nacional em defesa da Memória da Justiça do Trabalho – MEMOJUTRA. Ex Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TRT8, Foi Vice-Presidente do TRT8 de 2012 a 2014. Ex-professor da UFPA e da FACI e Professor da Escola da Magistratura Trabalhista da 8ª Região.

Serviço:

Webinar "Memórias do Judiciário paraense: os desafios na era digital"

Data: 24 de setembro de 2020

Hora: 16h

Para assistir acesse: www.ejpa.tjpa.jus.br

Nota: Com informações da Coordenadoria de Imprensa TJPA e da Ascom do TRT8

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido