Sessões plenárias online são aprovadas pelos advogados

Em função do cenário pandêmico, há mais de um ano, o procedimento é feito de forma virtual.

Em função do cenário pandêmico, há mais de um ano, o procedimento é feito de forma virtual.

Em 2021, foram realizadas, até o momento, 41 sustentações orais pelos advogados, durante 25 sessões de julgamento de processos do pleno da Corte Eleitoral do Pará. A sustentação oral de forma virtual e também as sessões plenárias foram adotadas por causa do cenário da pandemia da covid19. Todo o Judiciário se adaptou a esse novo normal.

 

O procedimento é simples. O advogado que vai participar da sessão de julgamento solicita a sustentação oral por meio de formulário próprio que fica disponível no site oficial do TRE Pará no endereço https://www.tre-pa.jus.br/servicos-judiciais/sessao-plenaria-on-line.

 

O advogado Sávio Melo, que participa das sessões de julgamento do TRE Pará há 14 anos, ressalta que os pedidos da sustentação oral podem ser solicitados pelos advogados de forma fácil e descomplicada. “Basta ir no site e colocar os dados necessários, isso já garante a sustentação oral”.

 

Melo faz uma avaliação positiva das sessões virtuais. “A iniciativa é exitosa. O TRE do Pará sempre se preocupou em garantir a prestação jurisdicional e o exercício pleno da advocacia, sob diversos aspectos, como a atenção dos servidores, a preocupação em disponibilizar um ambiente adequado para o desempenho da advocacia e, mais recentemente, dando todo o apoio técnico e tecnológico para as sessões virtuais”.

 

 

De acordo com o advogado, durante as sessões de julgamento, observa-se claramente a preocupação da presidente, dos juízes membros e dos servidores que estão na logística da sessão em garantir que a sustentação oral do advogado seja realizada da melhor maneira possível.

 

A secretária judiciária do TRE Pará, Mayra Cavalcante, confirma a avaliação positiva do procedimento das sessões online. “Esse formato consubstancia uma verdadeira mudança de paradigma na prestação jurisdicional, viabilizando a realização dos julgamentos sem risco à saúde dos participantes e permitindo o efetivo debate inerente à atividade jurisdicional”.

 

As sessões são realizadas às terças e quintas-feiras, a partir das 8h30. Elas podem ser acompanhadas em tempo real, por meio do canal do Tribunal Regional Eleitoral do Pará no youtube.

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido