TRE promove roda de conversa “Donas do Pedaço”

Um debate importante para incentivar a participação de Mulheres na política.

Um debate importante para incentivar a participação de Mulheres na política.

Será realizado nesta quarta-feira, 28 de abril, a partir das 16h, de forma virtual, a roda de conversa “Donas do Pedaço: Diálogos sobre a importância da participação feminina nos partidos e na política”, com objetivo de promover um debate jurídico e histórico e incentivar uma maior participação das mulheres na política. A iniciativa é uma realização do TRE Pará, por meio da Comissão de Incentivo à Participação Feminina na Política (CIPF), e terá como convidadas, a juíza eleitoral Mônica Maciel, da 76ª ZE, e a cientista política e chefe de cartório da 1ª ZE, Maíra Domingues, integrantes da Comissão, tendo como mediadora a juíza Luzimara Moura, que também é membro da CIPF.

 

A juíza eleitoral Mônica Maciel destaca que o bate papo será um momento também de conscientizar os representantes de partidos políticos sobre a importância de garantir maior igualdade de gênero, com cumprimento das cotas legais.

Ela destaca ferramentas importantes para o incentivo à participação feminina, como: conscientização sobre a importância da mulher no espaço destinado à política, com maior empenho dos partidos políticos e de instituições, no incentivo à efetiva participação feminina; promoção de campanhas periódicas nos meios de comunicação social, para incentivar a participação da sociedade nos debates, entre outros pontos.

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará criou a Comissão de Incentivo à Participação Feminina na Política no ano de 2019. Desde a criação do grupo são realizadas ações, encontros e debates sobre o tema. A juíza Mônica Maciel pontua que as atividades da Comissão impactam no cenário político atual, “na medida em que se propõe a incentivar os debates sobre o tema, objetivando alcançar uma representatividade efetiva da mulher no ambiente da política, estabelecendo também parceria com a Escola Judiciária do TRE-PA, para cursos de formação e capacitação em matérias ligadas à temática”.

 

Histórico – “A efetiva participação feminina na política ainda é um tabu, em pleno século XXI, sobretudo em razão da questão histórica, que aponta uma 'construção social' voltada à hierarquia entre os sexos”, afirma a juíza. Mônica Maciel também faz uma contextualização histórica sobre o tema. Segundo a juíza, no século XIX, no contexto da Revolução Industrial, aumentou o número de mulheres inseridas no mercado de trabalho e houve o fortalecimento de movimentos feministas, em busca de conquistas de maiores espaços para mulheres na sociedade. Aos poucos, vem se construindo a ressignificação do papel da mulher na sociedade. Em um passado não tão distante, meninas sequer frequentavam escolas e eram criadas para cuidar da casa, do marido e dos filhos. Antes a mulher sequer tinha direito a voto e depois conquistou o direito de votar e de ser votada, tendo representação feminina nas cadeiras do Congresso Nacional e até chegou a ter representação no cargo político mais alto do país. Os maiores desafios se referem à necessidade de fortalecimento dessa ressignificação do papel da mulher em uma sociedade de raiz patriarcal e machista.

 

Programação - A roda de conversa “Donas do Pedaço: Diálogos sobre a importância da participação feminina nos partidos e na polítca” será realizada nesta quarta-feira, 28, de 16h às 18h, de forma virtual, com transmissão ao vivo no canal oficial do youtube do TRE Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido