Alunos de escolas públicas de Castanhal participam do Programa Te Liga Jovem do TRE

A programação contou com roda de conversa, apresentações culturais, exposição sobre a urna eletrônica e votação-treino.

A programação contou com roda de conversa, apresentações culturais, exposição sobre a urna eletr...
Foto: Nassif Jordy / Ascom TRE do Pará.

Estudantes de cinco escolas públicas do ensino médio participaram na manhã de ontem (1) do Programa Te Liga Jovem, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), na Escola de Artes , São Lucas, no município de Castanhal, nordeste do Pará. O programa segue as diretrizes do Eleitor do Futuro, iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que busca levar informações de qualidade sobre o voto e incentiva o alistamento de jovens em idade entre 16 e menores de 18 anos.

Os alunos foram recebidos pela coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE do Pará (EJE),  Elaine Santana Machado. Ela aproveitou para explicar sobre o concurso "Criação do Curta Metragem Te Liga Jovem". "Vamos escolher entre os jovens eleitores o melhor curta produzido a partir do tema cidadania", enfatizou a coordenadora.

O juiz da 4ª Zona Eleitoral, Líbio Moura, avaliou a importância de eventos com o produzido pelo Te Liga Jovem que mostra a relevância da informação acerca do voto. "Precisamos falar sobre a urna eletrônica, dizer o quanto ela é segura e a melhor do mundo", acrescentou.

A programação contou com exposição sobre a urna eletrônica, voto-treino para as eleições de 2022,  apresentação musical e de teatro, além de bate-papo sobre comunicação com a jornalista, Renata Ferreira, assessora de comunicado institucional do TRE do Pará. Os estudantes também contaram serviços da Justiça Eleitoral ofertados pelo ônibus do TRE estacionado próximo ao local.
As irmãs Ágata e Aula Costa, de 17 e 16 anos respectivamente, aproveitaram a oportunidade para fazer o alistamento eleitoral. "Nós precisamos dar a nossa contribuição para melhorar o país através do voto, por isso estamos aproveitando para tirar o nosso título de eleitor para votar pela primeira vez nas eleições do ano que vem", disse Ágata.

Esse também era o desejo da estudante Maria Gabriela Almeida, de 17 anos, que teve contato com uma urna eletrônica pela primeira vez. “Quero saber como usá-la para poder exercer o meu direto ao voto nas próximas eleições", contou.

A aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Papa XXIII, Rayra Santos, também gostou de saber mais sobre o funcionamento da urna eletrônica. "No ano que vem já quero votar, por isso tenho interesse em saber mais sobre a urna de votação", disse.

Para a coordenadora da Escola Papa XXIII, Ana Melo, o convite para participar do projeto chegou em boa hora. "Grande parte dos nossos alunos já vão votar em 2022 e precisa aprender a escolher bem candidatos e, ao mesmo, tempo, saber usar corretamente a urna eletrônica", opinou.

Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido