Lançado oficialmente o Plano Integrado das Eleições 2022

O planejamento contou com a colaboração das (os) integrantes das zonas eleitorais do estado e das unidades administrativas.

Lançado oficialmente o Plano Integrado das Eleições 2022
Foto: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará

A última sessão plenária do ano de 2021 do Tribunal Regional Eleitoral do Pará foi realizada na manhã desta sexta-feira (16) de maneira híbrida e, na ocasião, foi lançado oficialmente o Plano Integrado das Eleições 2022 (PIE 2022).

Para a presidente do Regional, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, o planejamento representa o alinhamento de esforços de todas as unidades do Tribunal.

Tenho a grata satisfação de reunir nesta sessão as magistradas (os), servidoras (es), colaboradoras (es) para entregar à sociedade paraense o nosso Plano Integrado das Eleições 2022, instrumento e fruto do processo de discussão entre as (os) agentes que atuam diretamente na função deste Regional. Nosso maior desafio para o ano vindouro será manter a confiança da sociedade que sempre existiu na Justiça Eleitoral no que representa o maior ato democrático do país, que são as eleições gerais”, afirmou.

.: Confira o vídeo sobre o lançamento do PIE 2022.

Metodologia

A construção do Plano Integrado das Eleições concretizou-se a partir das etapas de avaliação do ciclo anterior, fase interna de planejamento, oficinas com as zonas eleitorais, validação das (dos) gestoras (es) além da análise e aprovação pela Presidência do Regional.

Destaco que a diretriz definida por mim para a elaboração do PIE 2022 foi a de buscar ideias inovadoras a partir da ampla participação de todas (os) as (os) envolvidas (os) na execução do processo eleitoral. Para tal, realizamos oficinas com participação de mais da metade das zonas eleitorais de cada mesorregião deste estado e com as unidades administrativas e judiciárias da sede, fomentando assim, o planejamento participativo e refletindo as expectativas das unidades e da sociedade para as eleições vindouras”, explicou a presidente.

Com base nessa resolução, o Gabinete de Planejamento, Estratégia e Gestão (GPEG) executou as ações de elaboração inicial da planilha de atividades, lançamento do PIE para as gestoras e os gestores, oficinas com as zonas eleitorais e as unidades da sede onde as (os) integrantes puderam falar das suas principais necessidades e considerar as lições aprendidas em eleições anteriores.

Fico muito feliz de entregar este plano de eleições para que a Justiça garanta às eleitoras e aos eleitores o acesso à urna eletrônica para que possam exercer o direito do voto e do fortalecimento da democracia. É um plano construído por várias pessoas que deram ideias e sugestões para que ele surgisse, pois, esse ano, as macrorregiões participaram mais ativamente da construção”, festejou a presidente.

Os encontros com as (os) integrantes das ZEs foram divididos em seis momentos a partir do mês de setembro e concluídos no mês de novembro:

Polo das zonas eleitorais da Mesorregião Marajó, reunidas no município de Breves;

Polo das zonas eleitorais da Mesorregião Sudeste Paraense, reunidas no município de Marabá;

Polo das zonas eleitorais das Mesorregiões Baixo Amazonas e Sudoeste, reunidas no município de Santarém;

Polo das zonas eleitorais das Mesorregiões Nordeste Paraense, reunidas na sede do TRE;

Polo das zonas eleitorais da Região Metropolitana de Belém, reunidas na sede do TRE; e

Polo das unidades jurisdicionais e de diplomação, reunidas na sede do TRE.

A partir das sugestões coletadas nas ZEs, o GPEG elaborou uma planilha contendo as soluções apresentadas nos polos, nas quais as intenções das servidoras e servidores participantes foram nomeadas “dores”, indicando os pontos principais que precisam ser observados.

Essas sugestões foram agrupadas nos processos de eleição correspondentes e o GPEG sugeriu uma ou mais unidades que ficariam responsáveis pela análise das sugestões e/ou previsões de ações para responder às ‘dores’.

A presidente também agradeceu às gestoras e aos gestores que trabalharam para a realização do PIE 2022, ressaltando a equipe de planejamento (GPEG) que se empenhou para que o resultado fosse o melhor possível. “Obrigado por terem nos acompanhado neste momento tão importante para a Justiça”, disse.

Foi entregue à Corte Eleitoral e às (aos) presentes no plenário e será encaminhado a todas as representações da sociedade um cartão com o QR Code no qual é possível acessar a íntegra do PIE 2022.

A juíza federal e membro efetivo da Corte, Carina Senna, expressou felicitações pelo planejamento. “Parabenizo na sua pessoa, doutora Nadja [desembargadora-presidente] a todas e todos os envolvidos no Plano Integrado das Eleições do ano que vem. Tenho certeza que, a partir desse projeto e do cumprimento dele, as eleições transcorrerão de forma muito tranquila e teremos um resultado que vai privilegiar a vontade do eleitor”, declarou a magistrada.

O juiz Álvaro Norat parabenizou o Regional pela elaboração do Plano. “Tenho plena certeza de que as eleições se darão da melhor forma possível no nosso estado. Meus parabéns a todos”, expressou.

Não há gestão boa sem planejamento; parabéns, excelência!”, ressaltou o procurador regional eleitoral, José Augusto Potiguar.

.: Veja a íntegra da transmissão da 94ª sessão plenária no canal do TRE do Pará no YouTube.

Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido