Consumo Sustentável é tema de evento do TRE Pará

A atividade será online e terá como palestrante o professor Dr. Mário Frota, da Associação Portuguesa de Direito do Consumo.

banner de divulgação da palestra sobre consumo sustentável.
Arte: Ascom - TRE Pará

Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, por meio da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (CODES) e do Núcleo Socioambiental de Acessibilidade e Inclusão (NSA), promove de forma remota no dia 18 (sexta-feira) a partir das 10h, no canal oficial do TRE no YouTube, a palestra com o tema "Consumo Sustentável". As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, no site do Tribunal.

A atividade será ministrada pelo presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC), professor Dr. Mário Frota. A instituição tem sede em Coimbra, Portugal. Haverá certificação de 2h para os que confirmarem presença, via QR Code ou preenchimento do formulário que será disponibilizado durante a transmissão online. Os interessados devem ingressar no site da instituição, na aba "O TRE", campo "Seminários e Eventos", e clicar na opção "Sistema Gestor de Eventos" ou acessar o link direto aqui .

Sobre o tema apresentado no evento, a chefe do NSA, Kariny Fidelix Franco, antecipa que "serão abordadas questões referentes à cultura do consumo sustentável, mudança de hábitos, comportamentos e padrões de consumo e necessidade de preservação do meio ambiente". Kariny reforça que para garantir a certificação, é necessário estar devidamente inscrito e confirmar frequência via QR Code ou formulário de presença, no link a ser divulgado durante a transmissão.

O chefe da Seção de Treinamento e Desenvolvimento, Rodrigo Valdez, informa que “o objetivo geral da ação é fomentar a cultura do consumo sustentável por meio da reflexão sobre hábitos, comportamentos e padrões de consumo no trabalho e na vida pessoal”. Ainda segundo ele, “propor mudanças nos hábitos, comportamentos e padrões de consumo é fundamental para a consolidação de uma consciência cidadã de responsabilidade socioambiental no âmbito da organização”.

Consumo Sustentável

A Administração Pública, por ser grande consumidora de produtos e insumos, deve incentivar o uso racional dos recursos a ela disponibilizados e contribuir com os objetivos de desenvolvimento nacional sustentável pautados na Agenda 21, bem como de implantação da sustentabilidade no Poder Judiciário. Neste sentido, e considerando a previsão de realização de eventos de sensibilização no Plano de Logística Sustentável do TRE do Pará, essa palestra foi planejada para atingir dois objetivos institucionais: o de sensibilizar os servidores para a necessidade de preservação do meio ambiente e o uso consciente dos recursos, bem como de racionalizar e reduzir o consumo dos materiais e bens públicos.

No início do mês, o Tribunal Eleitoral inaugurou horta compartilhada onde são cultivadas várias espécies de plantas medicinais, com o objetivo de estimular hábitos saudáveis e fortalecer o convívio entre servidores e magistrados. Confira aqui .

Sobre o Palestrante

O professor Dr. Mário Ângelo Leitão Frota é natural de Angola e possui doutoramento pela Universidade de Montpellier (França). É presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo, sociedade científica de intervenção, desde a fundação, no ano de 1989. Desempenhou funções docentes no ensino secundário em Lubango (Angola) e, no ensino superior, em Lisboa, Coimbra, Porto e Paris. É colaborador permanente de vários periódicos, em Portugal e no Brasil, além de revistas científicas internacionais.

Serviço:

Palestra "Consumo Sustentável", com o professor Dr. Mário Frota, da Associação Portuguesa de Direito do Consumo, com sede em Coimbra, Portugal.

Data: 18 de junho de 2021.

Hora: 10h.

Local: canal do YouTube do TRE do Pará.

Inscrições: até o dia do evento no site do Tribunal, campo “Sistema Gestor de Eventos” ou diretamente, clicando aqui .

Texto: Rodrigo Silva / Assessoria de Comunicação – TRE Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido