Desembargador Leonam Gondim é o mais novo “imortal” da Academia Paraense de Letras

Cerimônia marcada pela emoção foi realizada na sede do TRE Pará.

Desembargador Leonam Gondim tomou posse na Academia Paraense de Letras.
Foto: Thalles Puget / Ascom TRE Pará.

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, tomou posse como membro da Academia Paraense de Letras (APL), ocupando a cadeira número seis, cujo patrono é Bezerra de Albuquerque. A sessão solene foi realizada na noite da quinta-feira (10) no plenário Antônio Koury, na sede do Tribunal, e contou com a participação dos familiares do agora “imortal”, de autoridades, magistrados, da diretoria da APL e demais membros da instituição literária.

Sobre o sentimento do momento, o desembargador relembrou lembranças da infância e do saudoso pai. “Frequentei o silogeu, com meu pai, desde tenra idade, mas, chegar à academia é algo indescritível. Com a ajuda de Deus e dos colegas acadêmicos, Edy-Lamar de Oliveira e João Carlos Pereira, me candidatei no último dia das inscrições e dos 35 votos, obtive 31. Minha vida muda, pois vou ter que produzir ainda mais no sentido de contribuir para a cultura do nosso estado. Sou o mais modesto dos imortais e vou ter que me desdobrar para dar continuidade ao nome, aos valores e trabalhos da APL”, revelou.

A presidente do TRE Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, expressou sentimentos de alegria pelo colega. “O TRE parabeniza a APL por seus integrantes, pessoas dedicadas à cultura, e tenho certeza que o desembargador Leonam contribuirá muito com a Academia Paraense de Letras e levará aos paraenses o acesso à cultura”, disse.

Sobre o acadêmico, o presidente da APL, Ivanildo Alves, declarou toda admiração e reconhecimento. “Membro de grande qualidade literária e um escritor amadurecido, é um poeta brilhante, um homem das letras. A nossa casa se renova com a integração de mais um membro”, pontuou.

Marcada pela emoção, a sessão solene teve início com a entrada dos membros da APL. A mesa de honra foi composta pelas autoridades presentes: o presidente da APL, Ivanildo Ferreira Alves, a presidente do TRE Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mário Augusto de Figueiredo de Lacerda Guerreiro, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, o conselheiro do TCE-PA, Nelson Luiz Teixeira Chaves, o promotor de Justiça Militar, Armando Brasil, o juiz do Trabalho, Océlio Morais. A primeira secretária da APL, Maria de Nazaré de Mello e Silva Soares e o representante da Grande Loja Macônica do Estado do Pará, escritor Erwin Von-Romel.  

Com a declaração de abertura pelo presidente da APL e a execução do Hino Nacional Brasileiro, foi oficialmente aberta a sessão. Os colegas acadêmicos, Edy-Lamar de Oliveira, José Wilson Malheiros da Fonseca e Zenaldo Coutinho recepcionaram o novo imortal e o conduziram ao interior do plenário, simbolizando a entrada na entidade literária.

Como parte do rito oficial de admissão à APL, foram entregues as condecorações ao recém-empossado: a insígnia em ouro e prata; a medalha condecorativa José Veríssimo; o diploma José Veríssimo, o distintivo da academia, a opalanda (túnica longa usada pelos membros da instituição) e a medalha comemorativa do centenário da APL.

A oradora oficial da sessão, Edy-Lamar de Oliveira, proferiu o discurso de recepção, onde além de dar as boas-vindas, apresentou a biografia e perfil literário do acadêmico. “A cadeira de número seis, costumeiramente, sempre foi ocupada por luminares da poesia e, hoje, recebeu mais um”, afirmou.

Em homenagem ao pai do corregedor e à ultima ocupante da cadeira número seis, Lucy Gorayeb Mourão, foi exibido o vídeo com trilha musical “Poema de Amor”, do maestro Wilson Fonseca.

Em seguida, muito emocionado, o acadêmico recém-empossado fez o seu discurso de posse que teve como destaque a figura do seu pai, Leonam Gondim da Cruz, que também ocupou a cadeira número seis. “Tomar posse na mesma cadeira ocupada por meu pai é um sonho, pois sempre imaginei ser, pelo menos, a sombra do que ele foi”, afirmou.

A solenidade encerrou com a execução do Hino do Pará. Depois, foram entregues exemplares das obras infantis do autor aos membros da APL. Todos os convidados receberam o livro de poemas Lira Grega, lançado oficialmente em comemoração à posse do novo imortal. Por conta dos protocolos sanitários, foram omitidos os cumprimentos presenciais ao acadêmico.

Texto: Rodrigo Silva / Assessoria de Comunicação – TRE Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido