Inaugurada a horta compartilhada do TRE Pará

Espaço celebra iniciativa sustentável da instituição.

inauguração da horta compartilhada do TRE do Pará
Foto: Thalles Puget / Ascom - TRE Pará

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará apresentou aos servidores a “Horta Compartilhada do TRE”. A iniciativa é uma ação do Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão (NSA) e tem por objetivo estimular servidores e magistrados a cultivar plantas medicinais de forma compartilhada e livres de agrotóxicos, além de estimular hábitos saudáveis e fortalecer o convívio.

A inauguração oficial da horta foi no dia 1° de junho e contou com a participação da presidente do Tribunal, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, que expressou a alegria pelo momento. “Nós hoje estamos em festa. O Tribunal Regional Eleitoral festeja a sustentabilidade por meio desta horta medicinal, onde todos aqueles que tiverem necessidade de algo poderão ir à horta e retirar um galho, fazer um chá”, afirmou.

Também participaram do momento o diretor geral do TRE Pará, Felipe Brito, a chefe do NSA, Kariny Franco, e a servidora do Núcleo, a técnica judiciária Glayce Carvalho.

Sustentabilidade

O espaço abriga um canteiro construído com madeira reaproveitada dos pallets que são usados no depósito das urnas para armazenamento e conservação das urnas eletrônicas. Foram manejadas para a horta mudas de plantas medicinais como hortelã, capim santo, novalgina, alfazema, melissa, alecrim, sálvia, entre outras. A adaptação do espaço e a construção da horta duraram três dias e contou com a colaboração dos jardineiros do TRE, Gilson Brandão Melo e Carlos Alberto Cardoso Moraes Júnior.

A ação atende às diretrizes do Plano de Logística Sustentável 2021 do TRE Pará que trata da conscientização socioambiental do corpo funcional e das boas práticas diárias.

Texto: Rodrigo Silva/ Assessoria de Comunicação – TRE Pará.

Últimas notícias postadas

Recentes