Professor doutor Mário Frota fala sobre sustentabilidade em evento do TRE Pará

Realizada ao vivo por videoconferência, palestra contou com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

captura de tela da palestra sobre consumo sustentável.

O presidente e fundador da Associação Portuguesa do Direito de Consumo, professor doutor Mário Frota, proferiu na manhã da sexta-feira (18), a palestra com o tema “Consumo Sustentável”. A atividade reuniu magistrados, servidores, colaboradores, representantes das diversas zonas eleitorais e dos tribunais do país para tratar de questões relacionadas a políticas de sustentabilidade, novos conceitos e comportamentos de consumo, além da mudança de comportamentos que favoreçam a preservação do meio ambiente.  

Realizada ao vivo por videoconferência no canal oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, no YouTube, a programação foi o primeiro evento com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras), proporcionando assim inclusão e acesso à informação por parte da comunidade surda.

O evento teve abertura oficial com a fala da presidente do TRE, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento. A presidente agradeceu ao professor Mário Frota por ter aceitado o convite e destacou que “o consumo sustentável fará com que nós possamos sobreviver ao futuro e, também, transmitir às crianças, adolescentes e jovens o quanto é importante a preocupação com o nosso planeta”, afirmou.

O professor, que é uma das autoridades mundiais em sustentabilidade, traçou um entendimento que abordou do consumo sustentável à economia circular, passando pelas políticas de sustentabilidade, os objetivos de desenvolvimento sustentável, novos conceitos, os comportamentos de consumo, entre outros temas.

Para o acadêmico, adotar práticas mais sustentáveis se traduz no lema "dar mais vida aos produtos para que a vida se prolongue; dar mais vida aos bens para que se dê mais vida à vida! Eis o lema de uma estratégia há muito reclamada convertida em nova política de consumidores", resumiu.

Entre os presentes, registraram participação representantes do Tribunal Eleitoral de Natal (RN), TRE do Mato Grosso do Sul (MS), e TER de Pernambuco, da 3ª Zona Eleitoral (Soure-PA), da 25ª Zona Eleitoral (Peixe-Boi/PA), da 42ª Zona Eleitoral Paragominas (PA).

Interação

Via chat, os espectadores deixaram comentários e fizeram perguntas que, ao final da palestra, foram encaminhadas ao professor.

O perfil "Fausto Fotógrafo" teceu elogios ao palestrante. "Excelente a apresentação do professor doutor Mário Frota, precisamos mudar a forma como interagimos com o meio em que vivemos, principalmente, como forma de sobrevivência. Cada um fazendo um pouco", escreveu.

Sinara Batista, do Tribunal Eleitoral de Pernambuco, deixou registrados os cumprimentos pelo evento. ​“Parabéns ao TRE Pará por tão bela e importante iniciativa. Um abraço aos colegas da Unidade Socioambiental”, disse.

A Comunidade dos Surdos de Tucuruí manifestou que “amou o evento”, particularmente pelo cuidado e preocupação com a tradução em libras.

Promovida pelo TRE do Pará, a atividade contou com organização da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (CODES) e do Núcleo Socioambiental de Acessibilidade e Inclusão (NSA).

Texto: Rodrigo Silva / Assessoria de Comunicação - TRE Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido