Corregedor do TRE Pará toma posse na Academia Paraense de Letras

Sessão solene será realizada na quinta-feira, 10 de junho.

Desembargador Leonam Gondim
Foto: Thalles Puget / Ascom do TRE Pará

No próximo dia 10, quinta-feira, o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, assumirá a cadeira de número seis da Academia Paraense de Letras. A sessão solene de posse será realizada no Plenário Antônio Koury, na sede do TRE, às 18 horas.

O corregedor irá ocupar a cadeira cujo patrono é Bezerra de Albuquerque. Anteriormente, ela foi ocupada pela escritora Lucy Gorayeb Mourão e pelo pai do desembargador, Leonam Gondim da Cruz.

Sobre a posse, o corregedor se referiu como uma ocasião de muita emoção e agradecimento. "É um momento de grande felicidade pra mim, talvez um dos mais importantes da minha vida: ingressar na Academia Paraense de Letras, local onde nunca pensei que pudesse estar, pois me sinto ainda caminhando perto de grandes expressões que lá estão e por lá passaram. A APL representa a perpetuação das minhas obras, que vão ficar para a eternidade. É um momento inesquecível, porque a cadeira número seis pertenceu ao meu pai e à Lucy Gorayeb, com quem convivi por muitos anos. Estou muito feliz e agradeço a Deus pela oportunidade."

Na sessão solene de posse, será lançado o livro de poemas Lira Grega que, segundo o autor, traz muito “lirismo, natureza e poesia”.

Produção Literária

É autor de poesias, poemas e livros infantis. Os livros de contos infantis Luce e o Passarinho; O Grilozinho; O Sapo Irineu foram publicados em 2020 e estão concorrendo ao Prêmio Nacional Jabuti, mais alta premiação da literatura brasileira. Também no ano de 2020, o desembargador publicou o livro de poemas Sons do Coração.

Ainda para 2021, estão previstos os lançamentos do livro infantil O Verdadeiro Nome do Bem-te-Vi e da coletânea As cores da borboleta; O Araponga; O Curió. Mais 12 livros infantis já estão escritos com previsão de lançamento para 2021 e 2022.

Sobre o autor

O desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior é o atual vice-presidente e corregedor do TRE Pará. Ele também é membro da Academia Paraense de Letras Jurídicas e atuou no Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), no biênio 2011/2012. Possui doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e já atuou como advogado nos ramos do Direito Constitucional, Administrativo, Previdenciário, Civil, Consumidor, Agrário e Criminal; um dos autores do Código de Ética de Enfermagem e palestrante no II Encontro de Enfermagem Norte Centro-Oeste (1994), além de articulista de temas jurídicos no Jornal “O Liberal”.

Academia Paraense de Letras

A Academia Paraense de Letras (APL) é composta pelos membros acadêmicos tradicionalmente denominados “imortais”. Foi fundada em 3 de maio de 1900, por um grupo de escritores e teve como primeiro presidente Domingos Antônio Raiol, o Barão de Guajará. Mais importante entidade literária do Estado do Pará, é a terceira mais antiga do Brasil, depois da Academia Cearense e da Academia Brasileira de Letras.

Texto: Rodrigo Silva / Assessoria de Comunicação - TRE Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido