Projeto Eleitor do Futuro chega ao município de Conceição do Araguaia

Escola Judiciária Eleitoral do Pará (EJE) retoma as atividades presenciais no interior do estado com atividades que levam noções de cidadania para alunos da rede pública.

Projeto Eleitor do Futuro chega ao município de Conceição do Araguaia

No período de 19 a 30 de setembro, a equipe da EJE/Pará, a pedido da Secretaria Municipal de Educação, levou ações do Programa Nacional Eleitor do Futuro – PNEF para aproximadamente 400 alunas e alunos da rede pública de ensino de Conceição do Araguaia. O objetivo do projeto é incentivar a formação política de crianças, adolescentes e jovens na busca de soluções para os problemas de sua comunidade, informando sobre direitos, deveres e garantias do cidadão. Vale ressaltar que as três escolas que participaram eram da rede estadual e outras cinco da rede municipal. Entre as instituições atendidas, quatro estão localizadas na zona rural, há aproximadamente 50 km de distância do município, em áreas de difícil acesso.

Os alunos participaram de palestras, durante as quais receberam informações sobre política, cidadania, segurança do processo eleitoral e a importância da participação ativa das minorias na política, especialmente a atuação feminina dentro do tema.

A aluna Camila da Silva, de 15 anos, afirmou que participar da atividade foi muito importante. “Completarei 16 anos em setembro de 2022 e quero votar pela primeira vez nas eleições. As informações que tive na palestra do Eleitor do Futuro foram muito esclarecedoras”, conta a jovem.

Em outro momento, os jovens puderam conversar com o servidor João Santos Júnior, representando a 24ª Zona Eleitoral, sediada em Conceição do Araguaia, e esclarecer as dúvidas relacionadas a aquisição da primeira via do título eleitoral.

Durante a ação desenvolvida com os alunos, ainda foi possível que muitos professores participassem e demonstrassem satisfação em falar e se aprofundar sobre os temas trabalhados. Entre as dinâmicas de maior empolgação, houve a atividade de uma votação simulada, na qual é escolhida a política pública que, segundo os (as) próprios (as) alunos (as) e professores (as), necessita de melhor atenção da gestão municipal.

Ao final da simulação de votação, a política pública escolhida com um número expressivo de votos válidos (50%), foi “Emprego”. Em segundo lugar, com 29% dos votos, a escolhida foi “Saúde”.

O intuito da atividade é aproximar os jovens da cidadania e incentivar a comunidade a ser mais participativa. Cada escola participante das Ações do PNEF recebeu um certificado de Escola Parceira do Tribunal Eleitoral do Pará para a inclusão de jovens na vida política.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido