TRE do Pará e órgãos de segurança pública alinham planejamento para as Eleições Suplementares de Tomé-Açu

Reunião realizada na quarta-feira, 13, definiu que haverá reforço na segurança durante a votação do dia 7 de novembro.

TRE do Pará e órgãos de segurança pública alinham planejamento para as Eleições Suplementares de...

As Eleições Suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Tomé-Açu (39ª Zona Eleitoral) foram tema de reunião operacional entre o Tribunal Regional Eleitoral do Pará e os representantes dos órgãos de segurança realizada na manhã da quarta-feira, 13 de outubro, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

O objetivo da reunião foi de alinhar o planejamento e as estratégias da operação de segurança para inibir possíveis crimes eleitorais antes, durante e depois da votação que será realizada no dia 7 de novembro de 2021 (domingo).

A reunião foi conduzida pelo secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup (SAGO/Segup-PA), coronel Alexandre Mascarenhas. Estiveram presentes o secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal (SIAC/Segup-PA), delegado André Costa e representantes do Ministério Público, Polícia Militar do Pará, Polícia Federal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e Departamento de Trânsito do Pará (Detran/PA).

O diretor geral do TRE do Pará, Felipe Brito, explicou a organização da logística e garantiu a presença do Regional nos 27 locais de votação do município a partir da presença de membros da Corte Eleitoral, da equipe de servidores e servidoras da Justiça Eleitoral e da instalação dos pontos de transmissão via satélite, o que também trará agilidade para o processo de apuração. Segundo o diretor, a expectativa é de que o resultado das eleições seja divulgado até às 18h.

Assim como nas Eleições Suplementares de Goianésia do Pará, haverá a Auditoria da Votação Eletrônica, processo de verificação da segurança da urna eletrônica realizado ao mesmo tempo em que é realizada a votação oficial. A auditoria será realizada no Fórum de Justiça de Tomé-Açu com livre acesso ao público que deseje conferir o andamento do processo.

Jorge Monteiro, do Gabinete de Segurança Institucional do TRE Pará, apresentou o resultado das vistorias feitas em todos os locais de votação, levando em conta a distância, acesso e estrutura de cada um.

Ficou definido que será montado o Gabinete Integrado de Segurança (GIS) com presença de um representante de cada órgão de segurança, o que garante reforço da segurança em razão da extensão territorial e da realidade do município.

Dados importantes

O município de Tomé-Açu tem extensão territorial de 5.145 km², com 46.945 pessoas aptas a votar distribuídas em 163 seções eleitorais e 27 locais de votação dos quais 12 estão localizados em área urbana e 15 na zona rural.

Nas eleições do dia 7 de novembro irão atuar 608 mesários e mesárias. Serão deslocadas 200 urnas eletrônicas. Desse total, 147 destinadas às seções e 53 para uso em contingência, caso alguma urna precise ser substituída.

O horário da votação será das 7 às 17h e está dispensada a biometria.

Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido