Visita da Imagem Peregrina ao TRE do Pará foi marcada pelo clima de emoção e confraternização cristã

Programação faz parte dos eventos que antecedem a festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Visita da Imagem Peregrina ao TRE do Pará foi marcada pelo clima de emoção e confraternização cr...
Foto: Thalles Puget / Ascom do TRE Pará

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou, na manhã desta quinta-feira (16), a sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. O momento de celebração e confraternização cristã reuniu a Corte Eleitoral, autoridades, o quadro de colaboradores (as), terceirizados (as), e estagiários (as).

As homenagens à padroeira dos paraenses iniciaram ainda na frente do prédio, onde a Imagem foi saudada com queima de fogos e honras de chefe de estado, conforme prevê a lei estadual n° 4.371, de 15 de dezembro de 1971.

A honraria foi prestada pelo Regimento de Polícia Montada (RPMont/PA) sob comando do tenente-coronel Rodrigo Tanner Guimarães Júnior. A acolhida musical foi realizada pela banda do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

A Imagem foi recebida pela colaboradora terceirizada e chefe de Serviços Gerais, Deusa Maria Queiroz da Silva, que a entregou à presidente do Regional, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento.

Conduzida ao plenário Antônio Koury, a imagem da padroeira foi recepcionada pela servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Elaine Barros, que entoou cânticos marianos.

Em seguida, teve início a celebração do Rito de Bênção presidida pelo capitão-tenente de corveta e capelão do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, padre José Maria Gomes de Oliveira.

Na reflexão do evangelho tirado do livro de são Lucas 7,36-50, o sacerdote destacou o caráter representativo da visita da Peregrina.

“Não se trata apenas de receber uma imagem, pois junto dela vem a cultura de um povo apaixonado e que valoriza a sua terra. É receber a maior expressão de fé religiosa católico-cristã do mundo”, declarou.

E relembrando o episódio da visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel, que estava no sexto mês da gravidez de João Batista, - descrito no evangelho segundo são Lucas 1, 39-46 – acrescentou sobre a alegria, característica própria de quem recebe essa visita.

“Que hoje possamos expressar o sentimento de alegria por recebermos a visita da Imagem Peregrina e imaginar a grande mulher escolhida para ser mãe do nosso salvador”, concluiu.

No discurso aos presentes, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, refletiu sobre o amor e perdão, conforme falava o texto do evangelho meditado na celebração.

“Quero desejar a todas e todos que tenham a força do amor. Possamos transmiti-lo diariamente na família e no local de trabalho, onde tivermos a oportunidade. E, por fim, volto os meus olhos à pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré, dizendo: Salve, Rainha, mãe de misericórdia. Volva seus olhos misericordiosos sobre todos nós. Mostra-nos teu filho Jesus, doce Virgem Maria. Roga por nós, teus filhos, mãe santíssima, hoje e sempre! ”, declarou, emocionada, a presidente.

Após a bênção final, o coral do projeto Afago Musical, formado pelos (as) servidores (as) do Regional, homenageou a Virgem de Nazaré com o cântico “Senhora da Berlinda”.

Também compareceram à celebração o juiz Rafael Fecury, representando a Corte Eleitoral do Pará, o diretor geral do TRE Pará, Felipe Brito, e a capitã de Mar e Guerra do 4º Distrito Naval da Marinha, Mônica Medeiros Luna. O tenente coronel Norat, representando o Comando Geral da Polícia Militar do Pará.

:: Reveja as emoções da celebração no canal do Youtube do TRE do Pará.

Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido