TRE do Pará apresenta seu Plano de Logística Sustentável

O documento tem, entre outros objetivos, sensibilizar e promover a capacitação do quadro de pessoal com relação a importância do consumo consciente.

TRE do Pará apresenta seu Plano de Logística Sustentável

A sustentabilidade é essencial para a preservação do meio ambiente. Essa prática contribui para que os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras. Atento a esse conceito, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio do Núcleo Socioambiental e Inclusão (NSA) publicou o Plano de Logística Sustentável – PLS (2021-2026) na última terça-feira (26). As práticas recomendadas pelo PLS já estavam em vigência desde o ano passado. 

A chefe do NSA, Elen Ivo explica que, com esse instrumento, o Tribunal reafirma sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, por meio do fortalecimento de ações na busca de  preservar a diversidade e a sustentabilidade. Além disso, apresenta os indicadores que demonstram a solidez, a transparência e a qualidade da atuação do órgão. 

Entre os objetivos do plano estão: aperfeiçoar o uso dos recursos naturais e financeiros, por meio da adequação entre os meios administrativos e os fins organizacionais; Sensibilizar e promover a capacitação do quadro de pessoal com relação a importância do consumo consciente, da redução de custos, do combate aos desperdícios e da eficiência na aplicação dos recursos públicos e promover a qualidade de vida no ambiente do trabalho. “Muitos desses objetivos já estão vigentes no Tribunal, como é o caso da economia no uso de papel”, cita.

Outra ação que vem sendo implementada é a substituição dos bebedouros com garrafas de água envasadas das salas, pelos bebedouros de filtro compartilhados. “Com eles, além de incentivar o uso de garrafas térmicas, ao invés dos copos descartáveis, vamos diminuir o consumo de plástico ao deixar de adquirir os garrafões de água e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de energia elétrica com a utilização do bebedouro compartilhado”, explica. 

O PLS traz ainda os chamados “Indicadores e Metas”, onde estão identificados os indicadores de desempenho mínimos para avaliação do desenvolvimento ambiental, social e econômico. Esses indicadores consistem em dados de consumo e de gastos relacionados aos seguintes temas: papel, copos descartáveis, água envasada em embalagem plástica, impressão, energia elétrica, água e esgoto, gestão de resíduos, limpeza, vigilância, telefonia, veículos, combustível, apoio ao serviço administrativo, aquisições e contratações, qualidade de vida e capacitação em sustentabilidade.

No caso do consumo de copos descartáveis, por exemplo, em 2020 foi registrado 4.118. A meta trazida pelo Plano agora é uma redução nesse número em 10% nos anos eleitorais e 20% nos anos não eleitorais. 

O Plano está disponível no site do TRE do Pará, assim como o Plano de Ação. Para acessá-lo basta clicar no canto superior direito onde está escrito “Transparência e Prestação de Contas” e, em seguida, clicar em “Gestão Socioambiental”, que abrirá a página onde encontra-se com PLS (2021-2026) ou clicar neste link direto.

 

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

Arte: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido