TRE do Pará faz atendimento especial para pessoas com autismo e Síndrome de Down em 12 zonas eleitorais

Um dos serviços mais procurados foi o alistamento eleitoral porque muitos nunca tinham tirado o título de eleitor.

TRE do Pará faz atendimento especial para pessoas com autismo e Síndrome de Down em 12 zonas ele...

Uma ação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) promoveu a oferta de serviços da Justiça Eleitoral a pessoas com comprometimento intelectual, em especial autistas e eleitoras e eleitores com síndrome de Down, na tarde última sexta-feira (1). A ação foi resultado de uma parceria com a  Federação das Apaes do Estado do Pará ( Feapaes-PA) e teve o objetivo de estreitar cada vez mais com essas população, além de celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no sábado 2. 

Além da capital, onde os serviços foram disponibilizados no Núcleo de Atendimento aos Eleitores (NAE), a ação ocorreu nos municípios de Altamira, Ananindeua, Castanhal, Breves, Bragança, Capanema, Marabá, Marituba, Parauapebas, Santarém e Redenção. 

A presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, acompanhou ação na capital e destacou que esse público sempre foi alvo dos atendimentos da Justiça Eleitoral, mas que isso tem se intensificado. “Nesta segunda-feira (4) será publicada a portaria para a criação de um grupo de trabalho que vai propor uma Comissão de Acessibilidade do TRE do Pará, que vai se dedicar, entre outras coisas, a promover uma melhor comunicação com essas pessoas”, antecipa. 

Os atendimentos ocorridos na sexta fazem parte de um projeto-piloto, que incluirá também a orientação de mesário para atender de forma satisfatória esse público. “É uma inovação. Queremos que essa ideia se estenda para o restante das zonas eleitorais no Pará e no resto do país”, destacou a presidente do TRE do Pará. 

O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Belém e da Feapaes-PA, Emanoel Ó de Almeida Filho também esteve no NAE para acompanhar os atendimentos e reforçou a necessidade de levar cidadania a esse público. “Esse tipo de ação é fundamental para o incentivo a cidadania e não apenas isso, mas também para mostrar que essas pessoas são sim capazes de escolheres seus candidatos e votarem”, disse. Atualmente a Apae possui 36 unidades espalhadas por todo o estado e faz mais de 7 mil atendimentos por mês. 

Entre as pessoas atendidas pela Apae que compareceram ao NAE na tarde de sexta-feira, está Raiara Marques, de 25 anos. “Ela já tinha todos os documentos faltava apenas o título eleitoral, era a única coisa que faltava para ela votar”, contou o pai, Carlos Pereira. 

Antônio Carlos Pereira, de 22 anos, também é atendido pela Apae e foi ao NAE acompanhado da mãe, Rosilene Lisboa tirar seu título. “Ele está muito empolgado para votar em outubro. Já conversei com ele e disse que vamos escolher o presidente do país e o governador do Estado e ele ficou muito feliz”, contou ela. 

O chefe do NAE, Zilomar Pereira, contou que o comparecimento superou a expectativa. “Tudo ocorreu com muita tranquilidade. Estávamos com uma equipe totalmente preparada para fazer os atendimentos e o principal serviço requerido foi o alistamento eleitoral”, informou.

 

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

Foto: Nassif Jordy / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido