TRE do Pará integra programação da 20ª Semana de Museus e da Memória Judiciária Paraense

O lançamento do evento vai ocorrer no Centro Cultural da Justiça Eleitoral que abrigará a Mesa de Abertura com a participação das presidentes de quatro Tribunais: Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), de Justiça (TJPA), Regional do Trabalho 8a Região (TRT 8) e de Contas do Estado (TCE).

TRE do Pará integra programação da 20a Semana de Museus e da Memória Judiciária Paraense.

Dentro da programação da 20a Semana Nacional de Museus, a capital paraense terá a 20a Semana de Museus e da Memória Judiciária Paraense, de 17 a 20 de maio. O evento integra o calendário nacional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e será realizado em parceria pelos Tribunais: Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), de Justiça (TJPA), Regional do Trabalho 8a Região (TRT 8) e de Contas do Estado (TCE).

No primeiro dia (17), às 10h30, ocorrerá a abertura do evento, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), na sede do TRE do Pará. A Mesa de Abertura contará com a presença das presidentes de quatro Tribunais: desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento (TRE do Pará); desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro (TJPA); desembargadora Graziela Leite Colares (TRT 8) e conselheira Maria de Lurdes Lima Oliveira (TCE). Na ocasião, haverá uma breve apresentação sobre a importância dos espaços de memória no âmbito do Poder Judiciário e o lançamento do Centro de Memória Virtual da Justiça Eleitoral do Pará. 

A programação deste dia terá ainda uma exposição institucional no mezanino da galeria do CCJE com o tema “Novos olhares sobre as eleições do Pará” e a apresentação musical de sax com o músico Jurah Cerqueira.

No dia 18, às 9h, a programação será no auditório Aluysio Chaves, na sede do TRT 8, voltada para o público jovem, com uma palestra sobre o tema “O poder dos museus – Fonte de pesquisa como aprendizado do futuro”, além de apresentação de dança com o grupo Cia Cyntia Charone.

No dia 19, às 9h, o evento será na biblioteca do TJPA destinado aos alunos da Escola Municipal Santana do Aurá, com o tema “A magia do museu judiciário”, com apresentação do espetáculo de teatro de fantoche “A Dona Onça e a Justiça” e a contação de história “Uma doce lembrança da história de Agnano Monteiro Lopes” e será finalizada com uma visitação ao prédio histórico Lauro Sodré, que abriga a sede do TJPA.

A programação da 20a Semana de Museus e da Memória Judiciária Paraense se encerra no dia 20, a partir das 10h, no Museu Serzedello Correia, na sede do TCE, com o tema “Serzedello: um vulto da República”, vídeos institucionais, exibidos no Plenário Conselheiro Emílio Martins, além de visitação guiada ao Espaço Cultural do acervo histórico da vida e feitos de Serzedello Correia. A programação é destinada aos servidores dos quatro tribunais envolvidos, autoridades e estudantes do ensino superior.

De acordo com Carla Coutinho Ferreira, do CCJE do TRE do Pará, a parceria dos tribunais para essa programação da Semana de Museus realizada pelo Ibram, iniciou em 2021. “Este ano foi definido que cada tribunal ficaria responsável por um dia da semana e montaria uma programação especial. No caso do TRE, ficamos responsáveis pela abertura da Semana, no dia 17, e nossa programação tem como ação principal a inauguração do Centro de Memória Virtual da Justiça Eleitoral”, destalha. Além disso, na Galeria do CCJE. “teremos a abertura da exposição fotográfica "Novos Olhares sobre as Eleições no Pará" com imagens produzidas nas eleições de 2020, sobre o desenvolvimento da logística de preparação das Eleições no Pará”, acrescenta.

Este ano, o tema escolhido para a programação é "20ª Semana de Museus e da Memória do Judiciário Paraense". “Essa escolha se deve porque no dia 10 de maio é comemorado o ‘Dia da Memória do Poder Judiciário’, o tema criado pelo grupo de tribunais”, justifica.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido