Escola de Formação Política

TRE-PA-Grade de Professores

ESCOLA DE FORMAÇÃO POLÍTICA - TURMA III

A Escola de Formação Política é um programa do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, gerenciado pela Escola Judiciária Eleitoral do Pará – EJE/PA dividido em três módulos:

Formação do Estado Brasileiro, Processo Eleitoral Brasileiro e Conhecendo a Administração Pública. O objetivo do programa é capacitar e desenvolver habilidades e atitudes interpessoais essenciais à liderança política, visando assimilar estratégias, técnicas que possibilitem as cidadãs e aos cidadãos a ampliação de seus conhecimentos políticos tornando conscientes de seus direitos e obrigações e capacitados para participar do cenário político de maneira crítica e responsável.


CRONOGRAMA


Edital: 136/2023
Período de inscrição: 08/05/2023 a 17/05/2023 (até às 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília - DF), por meio de Formulário Google: Clique aqui (disponível apenas no período de inscrição).

Envio de Vídeo: período 08 a 17/05/2023 (até às 23 horas e 59 minutos horário de Brasília – DF) por upload a ser enviado para o e-mail: eje@tre-pa.jus.br.


Resultado preliminar 23/05/2023 será divulgado no site do TRE/PA  - (Processo Seletivo – TRE/PA), na aba “Mídias Avaliadas”, na data provável de 23.05.2023, do qual a(o) candidata(o) poderá apresentar recurso de acordo com o item 12 deste edital.

 
Prazo para interposição de recurso de 24 e 25.05.2023, a ser enviado pelo e-mail: eje@tre-pa.jus.br, contra as situações previstas no Edital.


Resultado final: 31.05.2023, apenas será publicada a decisão de deferimento ou indeferimento dos recursos.

PÚBLICO ALVO

50 pessoas por turma, selecionados mediante inscrição em edital com ampla divulgação para cidadãos, maiores de 16 anos, com inscrição eleitoral no Estado do Pará, selecionados mediante processo seletivo virtual de:

1) preenchimento de formulário sociocultural online ; e

2) vídeo de 2 a 3 minutos contando sua história e sua motivação política.

Os formulários e vídeos serão avaliados por dois servidores do Tribunal, e eventuais divergências serão avaliadas pela coordenação do curso.

Serão disponibilizadas cotas de 10% para negras(os), 10% mulheres, 10% comunidade LGBTQIA+ e 10% para pessoas com deficiência, mediante autodeclaração, não podendo o aluno ou aluna inscrever-se em mais de uma reserva de vaga.

MODALIDADE DE PARTICIPAÇÃO

As alunas e alunos participarão de 22 aulas em 3 módulos, na sala do Google Classroom, com a(o) professora/professor palestrante, acompanhada(o) de uma/um tutora/tutor.

O curso será dividido em 4 horas semanais, 2 horas às segundas e excepcionalmente às quintas-feiras (ou outro dia da semana quando a aula recair em feriado nacional ou estadual), no horário de 18h às 20h.

As aulas serão gravadas e posteriormente disponibilizadas no canal do TRE-PA no Youtube - playlist “Escola de Formação Política 2023”

Haverá também atividades presenciais, com participação facultativa, nas oficinas práticas “Mesário no Processo eleitoral” e “Conhecendo a urna eletrônica”.

CERTIFICADO E DIPLOMAÇÃO

Terá direito ao certificado de diplomação a aluna e aluno que obtiver:

  1. a) 60% de frequência (presencial ou online );
  2. b) 60% de aprovação nas avaliações ao término de cada módulo, e
  3. c) enviar um vídeo final de 3 minutos a 6 minutos contando a sua experiência de aprendizagem com o curso.

Ao final do curso ocorrerá a formatura presencial no Plenário Antônio Koury do Tribunal Regional Eleitoral do Pará para as(os) alunas(os) que desejam participar presencialmente, com todas as medidas de segurança, possibilitando a participação online em sala virtual para as alunas e alunos que não puderem participar presencialmente, com transmissão ao vivo pelo Youtube do TRE do Pará.

RESULTADOS ESPERADOS

Ampliar o número de cidadãs e cidadãos do Estado do Pará mais conscientes sobre a importância da participação política enquanto mecanismo de transformação social e de efetivação da cidadania;

Cidadãs e Cidadãos com maior conhecimento político e atuantes socialmente.

ABRANGÊNCIA

Estado do Pará.

Informações:

E-mail: eje@tre-pa.jus.br - 3346-8016/8031/8029

RESULTADOS

A Escola Judiciária Eleitoral do Pará comunica que no dia 24 de maio passado foi publicado no DJE, no site www.tre-pa.jus.br, o Edital 165/2023, contendo o resultado preliminar do processo seletivo para a Turma III do curso da Escola de Formação Política. Segue o edital com a relação das(os) aprovadas(os) preliminarmente, aguardando o termo do período de recurso para publicação do edital definitivo.

A Escola Judiciária Eleitoral do Pará comunica que no dia 31 de maio passado foi publicado no DJE, no site www.tre-pa.jus.br, o Edital 185/2023, contendo o resultado final do processo seletivo para a Turma III do curso da Escola de Formação Política. Segue o edital definitivo com a relação das(os) aprovadas(os).