Acervo Virtual

Acesse aqui o AtoM da Justiça Eleitoral do Pará.

Inaugurado em 17 de maio de 2022, o Centro de Memória Virtual da Justiça Eleitoral do Pará , em um primeiro momento, disponibiliza ao público dois fundos arquivísticos.

O primeiro - Arquivo Histórico do Tribunal Regional Eleitoral do Pará - inicialmente contém as atas das sessões plenárias ocorridas entre os anos 1945 e 1954.

O segundo fundo - Centro de Memória da Amazônia - contém os documentos obtidos por intermédio do Acordo de Cooperação Técnica n°11/2021 , firmado entre o TRE-PA e a Universidade Federal do Pará – UFPA, com o objetivo de realizar levantamento, higienização, catalogação, digitalização e transferência dos representantes digitais dos documentos referentes ao processo eleitoral no Pará sob a guarda do Centro de Memória da Amazônia.

O Museu Virtual foi estruturado na plataforma AtoM ( Access to Memory ), um software livre que visa prover a comunidade arquivística internacional de um aplicativo gratuito e de código-fonte aberto, para gerenciamento de descrições arquivísticas em conformidade com as normas do Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

A criação, a manutenção e a atuallização do Centro de Memória Virtual da Justiça Eleitoral do Pará, são atividades desenvolvidas em conjunto pelo Grupo Gestor do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará - GGCCJE, pela Comissão Permanente de Avaliação Documental - CPAD, pela Comissão de Gestão da Memória da Justiça Eleitoral do Pará - GesMemo e pela Seção de Arquivo e Gestão Documental - SAGD.

O Centro de Memória Virtual da Justiça Eleitoral do Pará apresenta pesquisas baseadas nos fundos arquivísticos constantes no Acervo Virtual :

Exposições virtuais:

2022:

2020:

2017:

  • Olhares sobre as Eleições no Pará