Eleitor do Futuro

TRE-PA-Eleitor do Futuro

O Programa

O Projeto Eleitor do Futuro foi concebido pelo então Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral – TSE e implementado já como Programa por alguns TRE's, dentre estes, o do Pará, tornando-se Programa Nacional Eleitor do Futuro.

Formulário para Solicitação do Programa Eleitor do Futuro

Princípio - Responsabilidade Social

Reafirmar o compromisso da Justiça Eleitoral com a democratização das discussões políticas e com a participação cidadã de crianças, adolescentes e jovens no processo político, buscando possibilitar meios que garantam independência e liberdade de consciência para uma formação crítica, em um universo no qual a cidadania e a ética são princípios fundamentais.

Objetivo

Incentivar a formação política de crianças, adolescentes e jovens na busca de soluções para os problemas de sua comunidade, informando acerca dos direitos, deveres e garantias do cidadão, com ênfase na Constituição Federal, Constituição Estadual e Estatuto do Idoso e do Adolescente, para uma efetiva inclusão social, fortalecendo, assim, a democracia, por meio da Educação.

Público

Crianças, adolescentes e jovens. 

Atividades

Divulgação de cartilhas, constituições e estatutos;
Eleições simuladas, com a utilização da urna eletrônica;
Palestras envolvendo: Cidadania, Democracia, Política, Direitos Humanos e Ética;
Visitação a escolas, universidades, centros sociais, associações e comunidade em geral. 

Interiorização do Programa

Constitui-se em ação de interiorização do Programa com a parceria dos Cartórios Eleitorais e demais entidades da sociedade civil organizada do Interior do Estado, com a finalidade de que sejam contempladas as áreas mais longínquas do Pará, com ênfase nos municípios com os piores indicadores sócio educacionais. 

Resultados Esperados

Crianças, adolescentes e jovens do Pará mais conscientes sobre a importância da participação política enquanto mecanismo de transformação social e de efetivação da cidadania;
Cidadãos mais críticos e atuantes socialmente;
Interação entre a Justiça Eleitoral e a sociedade.

Abrangência

Capital e Interior do Estado + a inclusão em outras ações sociais.

 Resolução 3.489, de 07.10.2003 (Formato PDF)

 Ações Realizadas

Veja as ações realizadas referentes ao programa Eleitor do Futuro.

Sem custos diretos

Folder Web "Eleitor do Futuro!"