Estratégia, Indicadores e Objetivos

Planejar é elaborar o plano de um processo de mudança. É a ferramenta que nos possibilita alcançar um ponto desejado no futuro, atravessando um caminho entre o presente e o momento almejado. E o planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia, definindo a relação entre a organização e o ambiente.

      A gestão estratégica, por sua vez, é um modelo que incorpora os princípios e ferramentas do planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação da estratégia, promovendo sua aplicação nos diversos subsistemas que compõem uma organização. Seu maior objetivo é fazer com que a estratégia definida seja acompanhada e avaliada de forma sistêmica, de modo a garantir que a visão de futuro seja alcançada.

      O Planejamento Estratégico da Justiça Eleitoral do Pará para o ciclo 2021-2026 foi construído através de um processo colaborativo junto às unidades que compõem o Tribunal. Seguindo a resolução CNJ nº 325/2020, esse plano alinhou-se à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça. 

      O plano compila as principais aspirações do órgão e deve ser utilizado como orientador das iniciativas institucionais e das decisões de seus líderes. Torna-se o referencial gerencial, o ponto de partida que, para culminar nos resultados esperados, precisa ser eficazmente executado, periodicamente avaliado e ajustado de acordo com as necessidades emergentes.

 

      A estratégia do TRE-PA possui os seguintes normativos relacionados: