Primeiro dia do 38º Encontro de Corregedores aborda novas tecnologias para a Justiça Eleitoral

Foram ministradas quatro palestras sobre sistemas que melhoram a gestão nas Zonas Eleitorais.

tre-pa 38 encontro de corregedores belem pa

 

Nesta quinta-feira (19) teve inicio o 38º Encontro do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral, organizado pela Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE-PA), do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). O foco do primeiro dia do evento foi direcionado a adesão de tecnologias para a melhoria das atividades jurisdicionais e assim dinamizar a atuação das corregedorias.


“É o momento para resolver nossas demandas internas de forma presencial, sentindo o calor do debate, trocando experiências e conhecimento frente a frente. Essa é a oportunidade de trazermos as formas de facilitar nosso trabalho e de nos tornarmos mais eficientes”, discursou a Corregedora Regional Eleitoral, Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, que também é Presidente do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral.


Pela manhã foram realizadas quatro apresentações sobre sistemas que facilitam a gestão e acompanhamento bem como ampliam a eficiência das zonas eleitorais no desempenho de suas atividades, seja, na tramitação de processos judiciais ou no cadastro de eleitores. “A informatização é uma necessidade de extrema urgência, pois, ela possibilita a agilização dos procedimentos, padroniza a fiscalização e ajuda bastante na identificação de erros. Então são importantes ferramentas de gestão”, ressaltou o Corregedor Regional Eleitoral de Rondonia (CRE-RO), Desembargador Walter Waltenberg da Silva Júnior.


Foram ministradas palestras sobre: o Portal da Transparência, apresentada pelo TRE-RO; Sistema Infodip – Módulo de Sanções, apresentada pelo TRE-PR; Sistema Justifica apresentado pelo TRE-SC; e Georreferenciamento das Zonas Eleitorais, apresentada pelo TRE-MA.


Na segunda metade da manhã, a equipe do Maranhão (MA) abordou o Sistema de Georreferenciamento de Zonas Eleitorais para acompanhamento do cadastro biométrico e planejamento de eleições. “É uma ferramenta para você fazer o acompanhamento de todo trabalho que os TREs realizam de forma eficiente e em tempo real, podendo ser utilizado inclusive por meio de smartfones, com esse sistema é possível saber qual o nível em que o atendimento está sendo feito, qual a solução aplicada para cada atendimento, entre outras movimentações” explicou o Corregedor Eleitoral do MA, Raimundo José Barros de Souza.


A tarde, o evento continua com os debates e definições de propostas com os Representantes da Corregedorias Regionais. Seguindo para a abertura oficial com a Orquestra Sinfônica de Belém, no Teatro da Paz.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido