Acessibilidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE – PA) desenvolvem ações no sentido de facilitar e ampliar o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aos seus portais na internet.

Ao codificar suas páginas em conformidade com as recomendações do órgão que estabelece as diretrizes internacionais para a acessibilidade na web - Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), atende às disposições previstas na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) , na Resolução-TSE nº 23.381/2012, no Decreto nº 5.296/2004, no Decreto nº 6.949/2009 e na  Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência  (Lei n° 13.146/2015).

 

Navegando pelo Portal do TRE do Pará

Além de texto alternativo nas imagens utilizadas, descrição dos conteúdos de formulário, teclas de atalho e de salto de conteúdo, a usuária ou o usuário que tiver dificuldade para acessar os conteúdos deste site pode utilizar a funcionalidade chamada Rybená, clicando no ícone Ícone Acessibilidade   localizado no canto inferior direito da tela.

Rybená

É uma ferramenta gerenciada pelo TSE que foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Essa ferramenta oferece, em tempo real, as seguintes funcionalidades:

  • Áudio de textos em Língua Portuguesa
  • Tradução do conteúdo para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)
  • Alto contraste de cores das páginas
  • Máscara de leitura
  • Navegação por meio de atalhos no teclado
  • Ativação de Zoom – Tamanho do texto
  • Destaque de Links
  • Espaçamento de Letras

Essa tecnologia assistiva permite às pessoas com deficiência auditiva ou visual parcial, com baixo letramento, aos idosos, disléxicos, às pessoas com Síndrome de Down ou dificuldade motora, bem como outras deficiências terem acesso facilitado às informações e aos serviços especializados contidos nos portais da Justiça Eleitoral.

Por questões de segurança e desempenho, a visualização e a leitura de arquivos PDF pelo Rybená estão disponíveis apenas nos navegadores Chrome e Firefox. O recurso não é compatível com o Internet Explorer.

 

Navegação com Teclas de Atalhos

As pessoas que têm limitações motoras que as impeçam de utilizar o mouse podem valer-se da navegação por meio de atalhos no teclado

Utiliza-se as teclas de atalho para ir diretamente a alguns pontos deste Portal. Os atalhos são acionados pela combinação de duas ou mais teclas.

Confira os comandos utilizados como atalhos para acessar seções específicas neste Portal do TRE do Pará:

Usando o Google Chrome

  • Alt+1 direciona para o conteúdo principal do portal
  • Alt+2 direciona para o menu principal do portal.
  • Alt+3 direciona para o campo de busca.
  • Alt+4 direciona para o mapa do site.
  • Alt+5 redireciona para a página de busca avançada.
  • Alt+6 redireciona para a página inicial.
  • Alt+7 redireciona para a página de acessibilidade.

Usando o Firefox

Ao utilizar o navegador Firefox, substitua Alt+número pelo comando Alt+Shift+número. Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt+Shift+número, tecle Ctrl+Alt+número.

Usando o Internet Explorer

Para quem utiliza o Internet Explorer, usa o Alt+número+Enter.

Usando o Ópera

Tecla-se Shift+Esc+número. Ao teclar apenas Shift+Esc será exibida uma janela com todas as alternativas de Acesskey da página.

 

Ampliação do Tamanho do Texto - Zoom

Para facilitar a visualização, você pode usar o zoom do navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, etc.).

Confira os comandos que acionam as funções do zoom:

  • Para aumentar a definição, basta pressionar a tecla CTRL e a tecla + simultaneamente.
  • Para diminuir, pressione a tecla CTRL e a tecla - ao mesmo tempo.
  • Para voltar ao tamanho normal, pressione a tecla CTRL e a tecla 0 (zero).

 

Em caso de sugestões ou dúvidas, por favor, entrar em contato com o Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão (NSA) do TRE - PA pelo e-mail nsa@tre-pa.jus.br ou pelos telefones (91) 3346 – 8998 / 8993 / 8991.

Em caso de sugestões ou dúvidas, por favor, entrar em contato com o Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão (NSA) do TRE - PA pelo e-mail nsa@tre-pa.jus.br ou pelos telefones (91) 3346 – 8998 / 8993 / 8991.

Horário de atendimento: das 8 às 15 horas.

*Atualizado em 10 de janeiro de 2024.

Para garantir acessibilidade comunicacional, o TRE do Pará disponibiliza tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), legendas, audiodescrição e descrição de imagens em suas manifestações públicas (sessões plenárias, eventos, redes sociais, fotos, propagandas, vídeos), observando a natureza da mensagem.

Vejamos alguns exemplos de manifestações públicas com recursos de acessibilidade:

 

Em caso de sugestões ou dúvidas, por favor, entrar em contato com o Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão (NSA) do TRE - PA pelo e-mail nsa@tre-pa.jus.br ou pelos telefones (91) 3346 – 8998 / 8993 / 8991.

Horário de atendimento: das 8 às 15 horas.

 

*Atualizado em 20 de abril de 2022.

Em caso de sugestões ou dúvidas, por favor, entrar em contato com o Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão (NSA) do TRE - PA pelo e-mail nsa@tre-pa.jus.br ou pelos telefones (91) 3346 – 8998 / 8993 / 8991.

Horário de atendimento: das 8 às 15 horas.

*Atualizado em 27 de abril de 2022.