
Notícia
Roda de Conversa apresentou diversas abordagens sobre violência de gênero
A abertura do evento foi feita pelo diretor-geral do Regional paraense, Bruno Giorgi Almeida, idealizador da campanha “Todas e Todos por Elas”.
(91) 3346-8057



O Regional Paraense também foi vencedor da categoria “Estande com maior interação no evento da Expojud”.

Tanto a campanha nas redes sociais como a programação dos eventos, buscam promover a reflexão, sensibilização e mobilização social em torno do enfrentamento à violência de gênero.

O encontro visa avaliar o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral do Estado por meio de indicadores.

No dia 20, não vai funcionar por causa do feriado nacional do Dia da Consciência Negra, instituído pela Lei nº 14.759/2023. No dia 21, o expediente será suspenso, conforme o artigo segundo da Portaria nº 23.604/2025, do TRE do Pará, que determina a suspensão, devendo cada supressão de jornada ser compensada no respectivo mês de ocorrência, somente nos dias úteis e no máximo até as 17h.

Uma dessas iniciativas, o Projeto Carbono Zero, foi selecionado e apresentado durante a 2ª Conferência Internacional de Sustentabilidade no Poder Judiciário, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na capital paraense.

A inauguração do prédio anexo foi no dia 14 de novembro, com a presença do presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, servidores e diversas autoridades da região.

A cerimônia de entrega dos Selos “Boas Práticas” e “Destaque Cidadania”, concedidos pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, contou com a presença da desembargadora-corregedora Filomena Buarque.

A medida segue o previsto na Portaria nº 24.053/2025, com a retificação do artigo 5º pela Portaria nº 24.335/2025, e leva em consideração também o Decreto Estadual nº 4.348/2024 e a Portaria nº 23.604/2025, que estabelecem regras especiais para órgãos públicos durante o evento, com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas e melhorar a mobilidade urbana em Belém.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, fez um alerta sobre o retrocesso no combate à violência contra as mulheres, durante sessão que marcou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Ela destacou os 21 dias de ativismo no Brasil e a importância da igualdade de gênero na democracia.
O evento “Democracia: Substantivo Feminino”, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, surgiu a partir de um dado que não pode ser ignorado: mais de 21 milhões de brasileiras relataram ter sofrido algum tipo de violência no último ano. Durante o encontro, o TSE reuniu mulheres de diferentes áreas para debater e refletir sobre como a violência interfere no direito delas de ocupar espaços de decisão e também o exercício pleno da cidadania. A presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia, destacou que o poder é do povo, e que as mulheres, sendo parte central desse povo, precisam estar protegidas e incluídas.
Por maioria de votos, TSE também confirmou a decisão regional que rejeitou a inelegibilidade da política .
Tribunal também decidiu que o processo retorne à origem para novo julgamento .
Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902
Horário de atendimento: 8h às 14h
CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76
Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações
Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações
Protocolo Geral: (91) 3346-8769
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h