O dia 5 de dezembro é seu, voluntário.

A Justiça Eleitoral já está com o cadastro aberto para quem deseja ser mesário voluntário

TRE-PA Mesário voluntário

 

Segundo definição das Nações Unidas, "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...". E desde 1985, a ONU instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntariado.

Desde 2004, considerando a importância do tema, a Justiça Eleitoral criou o Programa Mesário Voluntário com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos.

O projeto é focado na ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. Os interessados podem ser universitários ou não, devendo ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição. 

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará convida o eleitor a participar de forma ativa das Eleições, mediante o cadastro disponível no site do TRE.

 

O Mesário é um cidadão especial para a Justiça Eleitoral.

Você sabia que existem muitas vantagens em ser mesário voluntário?!

No dia das Eleições cabe aos mesários a tarefa de fiscalizar e garantir a segurança do processo de votação. E além de fazer parte da história da democracia brasileira, ser mesário assegura ao cidadão diversos direitos. Um deles é que o exercício das atividades de mesário é critério de desempate em concursos públicos.

Últimas notícias postadas

Recentes