Equipe da TI apresenta projetos no V Fórum de Tecnologia da Informação, em João Pessoa

Equipe da TI apresenta projetos no V Fórum de Tecnologia da Informação, em João Pessoa

TRE-PA V Forti

Esta semana, a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação esteve em, João Pessoa na Paraíba, para defesa de três projetos aprovados no V Fórum de Tecnologia da Informação (FORTI).

O evento tem por objetivo incentivar inovações tecnológicas passíveis de serem aplicadas na Justiça Eleitoral, além de promover o intercâmbio e o trabalho colaborativo em soluções informatizadas desenvolvidas e utilizadas nesta Justiça especializada.

Segundo Felipe Brito, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, o Fórum é parte indispensável para os avanços da Justiça Eleitoral no país. "Eventos como este instigam a evolução constante dos serviços prestados ao cidadão e da prestação jurisdicional, colocando a Justiça Eleitoral na vanguarda tecnológica do poder judiciário nacional e internacional" , disse o Secretário.

Este ano, foram cerca de 49 trabalhos submetidos e 18 selecionados dentro das principais áreas de tecnologia, com destaque para o desenvolvimento mobile e para as ações de infraestrutura e inovação tecnológica. O TRE do Pará contribuiu com projetos nas três áreas tendo grande destaque no evento.

"Todos os nosso trabalhos foram bem recebidos pelo público e se destacaram entre as avaliações do evento", comentou Felipe.

Projetos

O TRE do Pará apresentou dois projetos solos :

  •  Sistema de mapeamento de locais de votação – AELISMaps
  •  Mitigação de ataques e acessos não autorizados em redes computacionais por meio de sistemas de detecção e prevenção de intrusões (IPS) open source


"A Solução AELIS MAP representa uma evolução no mapeamento de locais votação, com imagens, trechos de acesso, geolocalização, informações de acessibilidade,entre outras, que garantem um melhor planejamento de logística de eleição. Já o IPS é uma ferramenta que identifica as vulnerabilidades de segurança dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral frente as constantes evoluções de ameaças e ataques cibernéticos", explicou o Secretário.

O terceiro projeto foi construído em parceria com os Regionais do Tocantins e da Bahia e tem como finalidade mostrar que o trabalho colaborativo entre os TREs pode ser feito de forma rápida, trazendo resolução de graves problemas de maneira efetiva.

Ele foi originalmente construído durante a Semana de Desenvolvimento Colaborativo realizada na Bahia e recebeu o nome de "Solução de integração da tecnologia RFID ao sistema de gestão do patrimônio".

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido