TRT8 e TRE do Pará trocam experiência sobre gestão de risco

Encontro teve como objetivo mostrar ferramentas que auxiliam no controle de riscos

TRE-PA REUNIÃO TRT8 GESTÃO RISCO

Pioneiro na implantação de uma gestão de risco efetiva dentro de uma justiça especializada do Pará, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) apresentou, nesta sexta-feira (20), a ferramenta RiskManager para os servidores e colaboradores da Secretaria de Controle Interno e Auditoria do TRE.

O encontro é fruto de um acordo de cooperação firmado anteriormente, para a implantação de uma gestão de risco nos Tribunais do Pará. Essa é a segunda oportunidade que as instituições estão tendo de trocar informações e esclarecer dúvidas sobre gestão de riscos na administração pública. "Estamos em contato com o TRT há quase 7 meses e já tivemos um primeiro encontro onde eles nos esclareceram a metodologia utilizada para implantar essa boa prática, agora, eles nos mostraram um software que pode vir a facilitar ainda mais a adoção desse método pelo eleitoral", explicou Samuel Marinho, Secretário de Controle Interno e Auditoria, unidade que está auxiliando essa inovação dentro da administração do TRE, por meio da atuação da Seção de Acompanhamento da Governança e Gestão.

Para o secretário, a gestão de risco é importante, pois é um dos pilares da boa governança e o que vai garantir o cumprimento dos objetivos da instituição com segurança, além de ser uma ferramenta altamente recomendada pelos órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que já adota a prática.

Segundo Alberto Rodrigues, Chefe da Seção de Análise de Riscos e Controles Administrativos, a troca entre os Tribunais é extremamente benéfica para ambos. "Para nós, esses encontros tem grande importância na consolidação da implantação da gestão de risco no TRT8, pois esse é um processo inovador e precisamos de feedback para saber se estamos no caminho certo", comentou Alberto.

A parceria entre os órgãos vai além das visitas institucionais, já gerou um seminário sobre o assunto e também a manutenção de canais de comunicação constantes entre as instituições, no futuro planeja-se a participação conjunta em cursos de aperfeiçoamento sobre a plataforma RiskManager.

Participaram da reunião pelo TRE: Samuel Marinho, Secretário de Controle Interno e Auditoria; Mayra Cavalcante, Coordenadora de Acompanhamento da Governança e Gestão; Daniel Dinelly, Chefe da Seção de Acompanhamento da Governança e Gestão; Kariny Fidelix Franco, Seção de Acompanhamento da Governança e Gestão; Luciana Felippe, Chefe da Seção de Apoio à Accountability; Ana Cláudia Raiol, Seção de Apoio à Accountability e Moacir Milhomen, Estagiário da SAG. Pelo TRT8: Alberto Rodrigues,  Chefe da Seção de Análise de Riscos e Controles Administrativos e Samara Liz, Seção de Análise de Riscos e Controles Administrativos.