TRE do Pará segue com elaboração do Plano Integrado das Eleições 2022 e Projeto Pará Eleitoral

Ciclo Oeste 02 do projeto visitou os municípios de Santarém, Rurópolis e Alenquer.

TRE do Pará segue com elaboração do Plano Integrado das Eleições 2022 e Projeto Pará Eleitoral

No período de 18 a 23 de outubro, a presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento e comitiva passaram pelos municípios de Santarém, Rurópolis (68ª ZE) e Alenquer (21ª ZE) no Ciclo Oeste 02 do Projeto Pará Eleitoral 2021.

O roteiro da viagem incluiu reuniões com juízes (as) eleitorais, promotoras (es), chefas (es) de cartório, Prefeitura, Câmara Municipal e entrevista aos meios de comunicação local.

Na pauta das reuniões, assuntos como Acervo Digitalizado, Juízo 100% Digital, recomposição do quadro de servidores requisitados, Termos de Cooperação, convênios e parcerias, atendimento aos eleitores e eleitoras, promoção de serviços eletrônicos, melhorias na infraestrutura de TIC e predial, além dos preparativos para as Eleições 2022.

Na quarta-feira, dia 20, foi realizada no Fórum Eleitoral desembargador Manoel Cacella Alves, em Santarém, a reunião de abertura da elaboração do Plano Integrado das Eleições 2022 (PIE 2022) com integrantes das zonas eleitorais da mesorregião do Baixo Amazonas e sudoeste do estado.

Como parte da metodologia do Plano, houve oficinas com chefes (as) de cartório, juízes eleitorais e promotores (as) conduzidas pelo Gabinete de Planejamento, Estratégia e Gestão (GPEG). O objetivo é de aproximação com os cartórios eleitorais, para incentivá-los na elaboração do Plano, considerando a realidade local.

A presidente do TRE, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, falou sobre os objetivos das viagens realizadas pelo Pará Eleitoral.

"Estamos desenvolvendo um trabalho de visitas às zonas eleitorais. Aqui [em Rurópolis] já conversamos com o magistrado eleitoral, com a chefa de cartório e juntos construímos planejamentos para as Eleições do ano de 2022, além do retorno do atendimento presencial ao eleitorado após a suspensão em razão da pandemia de COVID-19", explicou a presidente.

Ricardo Patrício, chefe de cartório de Altamira (18ª ZE) falou da experiência de contribuir na elaboração do PIE 2022 e destacou alguns dos principais assuntos tratados na reunião.

"Está sendo muito gratificante participar da oficina do PIE porque tenho trocado ideias e aprendido com alguns companheiros de outras ZEs, além colocar de nossas ideias em pauta porque a zona eleitoral precisa ser ouvida, o que deixa o planejamento mais interessante e funcional para todos", observou.

Entre os temas de relevância para a 18ª ZE, o servidor destacou a estratégia de logística das eleições debatida durante o planejamento por conta da extensão territorial do município de Altamira, um dos maiores do país. "As questões dos técnicos de urna, da segurança das eleições e sobre seções eleitorais também foram muito debatidas para que tudo ocorra da melhor forma possível", concluiu.

Já foram realizadas reuniões para elaboração do PIE 2022 com as zonas eleitorais de Breves (mesorregião Marajó) e Marabá (mesorregião Sudeste). No mês de novembro, o Plano chega à Região Metropolitana de Belém, onde estarão reunidas as zonas eleitorais da capital e do nordeste paraense.

Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido