Cadastro Biométrico chega a 100% dos municípios paraenses

O processo ainda não é obrigatório, mas já pode ser feito pelos eleitores

TRE-PA Biometria ordinária

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará saiu na frente na corrida para fechar o recadastramento biométrico de todo o eleitorado do estado. O prazo final para isso é 2022, porém desde agora quem quiser fazer essa coleta em qualquer um dos 144 municípios do Pará pode.

Isso porque, todas as 101 zonas eleitorais do TRE já estão aptas a realizar esse procedimento. A instalação de kits de coleta biométrica foi finalizada nesta quinta-feira (30) pela equipe técnica do TRE do Pará, o último município a receber o equipamento foi Porto de Moz, no Baixo Amazonas, Zona Eleitoral 82.

"Foi um desafio muito grande para todos no TRE, mas entendemos que era um trabalho que precisava ser feito para conseguir concluir a biometria do estado até 2022, que é o prazo do TSE para isso" explicou Felipe Brito, Secretário de Tecnologia da Informação. 

Ele comentou que para além da instalação do equipamento a equipe verificava condições do cartório, espaço para recebimento do equipamento e ainda realizava o treinamento dos técnicos para operar o sistema de registro dos dados. "Começamos esses trabalho em junho e conseguimos finalizar hoje fazendo um trabalho muito dinâmico que envolvia várias áreas do Tribunal trabalhando de forma eficiente para obter esse bom resultado" disse.

Nesta modalidade, o eleitor não é obrigado a realizar o cadastramento, mas quem precisar de dos serviços da Justiça Eleitoral poderá realizá-lo no momento da visita ao cartório.

Histórico da Biometria

Hoje, o Pará conta com 27 municípios com votação biométrica consolidada, sendo que mais quatro irão somar-se a eles em 2018, incluindo a capital. Ao todo, 58% dos eleitores paraenses devem votar de modo biométrico obrigatório em 2018.

 

Últimas notícias postadas

Recentes