Exposição sobre o Círio de Nazaré foi montada com peças feita pelas mãos dos servidores da Justiça Eleitoral

Mais de 60 peças compõem a exposição ‘Símbolos de Festa e Fé no Círio de Nazaré’ do Centro Cultural da Justiça Eleitoral

Mais de 60 peças compõem a exposição ‘Símbolos de Festa e Fé no Círio de Nazaré’ do Centro Cultural da Justiça Eleitoral

Na “Sala das Promessas”, cabeças e membros de cera, asas de anjo, velas e terços que representam alguns dos pedidos dos romeiros vistos nas procissões da festa de Nossa Senhora de Nazaré. É assim, carregado de simbologia, que a nova Exposição do Centro Cultural da Justiça Eleitoral recepciona os visitantes.

Com o tema “Símbolos de Festa e Fé no Círio de Nazaré”, a exposição oferece a oportunidade de entrar em contato com o universo da festividade da padroeira dos paraenses. São mais de 60 peças entre mantos e quadros que foram confeccionados pelos servidores, colaboradores e seus familiares.

Carla Coutinho, servidora e membro da Comissão do CCJE, disse que foi muito gratificante e prazeroso participar da confecção das peças junto com os servidores e colaboradores que trabalham no Tribunal. “Já virou uma tradição. Desta vez além da participação dos servidores e colaboradores, chamamos também as nossas crianças para pintar telas e ensinar que eles também podem ser artistas, se quiserem. E nós tivemos uma adesão muito bacana”.

Antônio Caio, de 6 anos, pintou uma tela com o desenho de um barco que segundo ele, era de madeira. “Pintei de marrom e preto. Nesse barco estavam os índios”, disse o pequeno participante que se deixou levar pela imaginação.

Uma árvore de miriti, toda enfeitada com seus tradicionais brinquedos, representa o que é o Círio para quem mora aqui. “Quando eu entrei na sala e bati o olho na árvore eu pensei logo que o Círio é o nosso natal. Nós temos dois dias de natal, um em outubro e outro em dezembro”, disse Enolly Paulino, estagiária do TRE, que ficou emocionada ao visitar a exposição.

A Presidente do TRE, Desa. Célia Regina de Lima Pinheiro, fez a abertura oficial da exposição e disse aos presentes sobre a importância de apreciar este momento. “Todo esse trabalho me deixa muito encantada. Não só pela beleza das peças que estão todas lindas. Mas pelo envolvimento de todos vocês. Esta integração demonstra a dedicação e envolvimento que todos tiveram para deixar esta exposição ainda mais bonita”, destacou a presidente que lembrou ainda a participação dos servidores das Zonas Eleitorais 48ª e 76ª que enviaram suas obras.

Luciana Souza, Coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, fez um agradecimento especial à gestão da Desa. Célia Regina. “A desembargadora sempre abraçou as ações da EJE e do Centro Cultural com uma visão muito humana e de coração aberto. Tudo o que conseguimos fazer durante os últimos dois anos foi porque tivemos o apoio desta gestão para trabalhar. Ela acreditou na gente”.

Além da exposição, quem participou do evento de abertura, também teve a oportunidade de conferir as peças exclusivas de artesãos convidados: brincos, cordões, chapéus e enfeites, todos alusivos ao Círio. Sem contar a área gastronômica com a venda de castanhas regionais.

A Exposição “Símbolos de Festa e Fé no Círio de Nazaré” pode ser visitada até o dia 31 de outubro. O Centro Cultural da Justiça Eleitoral fica na Rua João, 254 - Campina. O horário de funcionamento é de 8h às 15h, de segunda à sexta.

Últimas notícias postadas

Recentes