Oficina orienta sobre o uso de linguagem simples no âmbito da Justiça Eleitoral
A programação integra o projeto "Simples Assim" elaborado pelo Aldeia - Laboratório de Inovação do TRE do Pará em parceria com a Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom).

A adoção de uma linguagem direta e compreensível, que possa tornar a comunicação geral do Judiciário mais acessível à população contribuindo, dessa forma, para o aprimoramento da democracia. Em resumo, essa é a Recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 144/2023 e um dos requisitos do Prêmio CNJ de Qualidade 2024. Para efetivá-la, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) promoveu a “Oficina de Linguagem Simples e Visual Law”, que teve início na terça-feira (05/03), na sede do Regional, e se encerrou na quarta-feira (6).
A oficina, conduzida pelos servidores da Justiça Federal, Márcia Diztel e José Fernando Barros, integra o projeto "Simples Assim" elaborado pelo Aldeia - Laboratório de Inovação do TRE do Pará em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom), que incluiu ainda a palestra online "Linguagem Simples - saiba como começar a usar", realizada na terça-feira (5).
Após a live, os instrutores deram início à parte mais prática, que ocorreu na Sala 201, no prédio-sede. Na ocasião, os cerca de 40 participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o histórico da linguagem simples e como ela vem sendo aplicada. Além disso, realizaram dinâmicas relacionadas ao tema. Em uma delas, foram convidados a "simplificar", a linguagem usada em uma petição da Justiça e, em seguida, apresentar o resultado uns aos outros.
Um dos participantes do curso foi o juiz, José Leonardo Pessoa Valença, coordenador substituto do Projeto Aldeia - Laboratório de Inovação do TRE do Pará, que aprovou o conteúdo da oficina. “O curso foi muito produtivo e, em breve, trará resultados práticos na forma de comunicação do tribunal com o público em geral. A linguagem simples é um caminho sem volta”, disse.
A secretária de Planejamento do TRE do Pará, Hérika Sodré, explica que a oficina foi fundamental para o processo de assimilação dessa nova abordagem na comunicação dentro do Judiciário Eleitoral. “O Tribunal passará a adotar as técnicas de linguagem simples nos seus documentos, comunicados e páginas da internet. Por isso, teremos ainda palestras de sensibilização, capacitações, mentorias e campanhas internas para auxiliar na tradução de documentos para uma escrita mais simples e acessível ao público”, ressaltou.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.