TRE do Pará homenageia a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento
Aposição da fotografia na Galeria de Presidentes, entrega do colar de Grão-Mestre e do Relatório da Gestão marcaram as homenagens à desembargadora que presidiu o Regional no período de 2021 até o início do ano de 2023.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realizou na manhã da quinta-feira (14) a cerimônia de aposição da fotografia da desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento na Galeria de Presidentes do Tribunal localizada no hall do Plenário Antônio Koury, na sede do Regional.
A cerimônia oficial teve início com o descerramento da fotografia na Galeria de Presidentes. A fotografia também está disponível na galeria virtual disponível no site oficial do TRE do Pará. Para acessar, clique no link aqui:
https://www.tre-pa.jus.br/institucional/memoria-e-cultura/centro-de-memoria-virtual/galeria-de-autoridades/ex-presidentes/galeria-de-presidentes-do-tre-pa
Em seguida, foi entregue pelo presidente do TRE do Pará, o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, o colar Grão-Mestre, uma peça que é utilizada apenas pelas (os) presidentes e ex-presidentes do Tribunal.
O secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, acompanhado pelo representante da Assessoria de Comunicação Institucional, Thalles Puget, entregaram à desembargadora um exemplar impresso do Relatório da Gestão e um dispositivo USB contendo as fotografias tiradas ao longo do biênio, respectivamente.
Em seguida, foi exibido um vídeo com o balanço da Gestão da desembargadora que presidiu o TRE do Pará no período de 22 de janeiro de 2021 a 20 de janeiro de 2023.
Após o vídeo, o corregedor e vice-presidente do Tribunal, o desembargador José Maria Teixeira do Rosário, entregou à desembargadora homenageada uma placa em reconhecimento pelos dinamismo e a competência nos projetos realizados no período em que ela atuou como corregedora regional eleitoral, de 2019 a 2021.
Em homenagem à desembargadora, a chefa de Gabinete da Presidência, Patrícia Saboya acompanhada pelo assessor da Ouvidoria Judicial Eleitoral, Rodrigo Valdez, entoaram a música "Dia Branco", da autoria de Geraldo Azevedo e Renato Rocha. Algumas servidoras e servidores que trabalharam diretamente com a desembargadora também entregaram presentes.
Discursos
No discurso, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento agradeceu ao desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior pelo momento de homenagens e a todas e todos que trabalharam para organizar a cerimônia, além de relembrar o período vivido durante a presidência do Tribunal incluindo os trabalhos desempenhados em parceria com o desembargador, que, na época, atuou como seu corregedor e vice-presidente e também agradeceu nominalmente às (aos) servidoras (es) que integraram a equipe de secretárias (os) do biênio.
"Hoje é dia de gratidão pela honra de ter presidido o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, instituição que assegura, de forma transparente, o direito de votar e ser votado para que todas as cidadãs e os cidadãos de diferentes condições sociais, econômicas, culturais, de gênero e raça exerçam livre e com igualdade a sua autodeterminação política. Foram 729 dias saudosos e inesquecíveis retratados em uma breve prestação de contas apresentada na minha despedida, em janeiro de 2023, quando o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior assumiu a presidência. Por isso, nesta manhã de março, à valorosa equipe que sonhou comigo, digo muito obrigado!", afirmou.
O presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, iniciou o seu discurso dizendo o quanto a desembargadora é amada por todas e todos no Tribunal e elogiou o dinamismo e potencial da desembargadora no exercício das suas atividades.
"Participar deste momento é inesquecível e agradeço pelas suas palavras, sempre de apoio e incentivo. Desejo à senhora vários 'dias brancos', de luz. Muito obrigado pela presença de todos, o Tribunal se sente engrandecido com todos", concluiu o presidente.
Presenças
Também compareceram à cerimônia a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, a desembargadora Célia Regina, diretora-geral da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado e presidente do TRE do Pará de 2017 a 2019; o desembargador Roberto Moura, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJPA) e presidente do TRE de 2019 a 2021, representando a desembargadora-presidente do TJ, Maria de Nazaré Silva Gouvea dos Santos; as juízas e os juízes da Corte Eleitoral, a juíza federal e ex-membra da Corte Eleitoral, Carina Bastos de Senna; o presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM), conselheiro Antônio José Guimarães e a conselheira do TCM, Mara Lúcia Barbalho; e familiares da homenageada.
.: Para assistir a transmissão da cerimônia, acesse o canal do TRE do Pará, no YouTube, ou clique no link direto aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=_qzYs2m7fq0
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.