Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará inaugura exposição resultado de edital de 2023

O vernissage, na segunda-feira, 12 de maio, contou com a presença do presidente do Tribunal, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, além de servidores, familiares do artista e o público geral.

O vernissage, na segunda-feira, 12 de maio, contou com a presença do presidente do Tribunal, des...

O Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (CCJE) abriu as portas na noite da segunda-feira, 12 de maio, para a exposição “Esboços de um desejo louco por você!”, do artista visual paraense Samir Dams, que é formado em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem pela Unama, graduando em Museologia e mestrando em Artes pela UFPA. Além de servidores, incluindo a coordenadora do grupo gestor do CCJE, Nathalie Castro, familiares do artista e um público curioso para conhecer a mostra, o vernissage contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador José Maria Teixeira do Rosário. 

“Em nome do TRE do Pará, é um privilégio poder abrir as portas do Centro Cultural da Justiça Eleitoral para receber essa provocante e sensível investigação do artista Samir Dams, que nos apresenta uma obra ousada e cheia de significado”, afirmou o desembargador-presidente. “Que 'Esboços de um desejo louco por você!' seja, portanto, não apenas uma mostra de arte, mas um convite à coragem de olhar o corpo e o desejo sob nova perpectiva",  ressaltou o magistrado, durante o discurso de abertura da exposição.         

Com mais de 60 obras, entre desenhos e ensaios visuais, o trabalho mergulha no universo do corpo masculino, explorando desejos e identidades "Queer", termo usado como um guarda-chuva para pessoas que não se identificam com as normas sociais de gênero e sexualidade, especialmente, a heteronormatividade e o binário de gênero classificado como homem ou mulher. Historicamente, "queer", que em inglês significa estranho ou esquisito, era usado como um insulto de forma pejorativa e marginalizada, mas foi resgatado pela comunidade LGBTQIA+ por uma questão politica de identidade e inclusão.

Expostas em suportes diversos como papel kraft, folhas de caderno e papéis reciclados, as obras selecionadas são resultado de quase 10 anos de um processo de inspiração e autoconhecimento de Samir Dams. “Era uma parte minha dentro do armário que eu vinha amadurecendo, pensando em como desenvolver. Fiz outros trabalhos no campo da pintura e do desenho. Aí, no campo do desenho, essas peças acabaram ganhando mais expressão. Se expandiram e ficaram mais sólidas e mais abstratas ao mesmo tempo, discutindo essa questão do corpo masculino, esse desejo, esse lugar, que, às vezes é mais quieto e às vezes não, é eufórico”, descreve Samir.

Para o curador Adan Costa,  um dos diferenciais é a perspectiva sobre o desejo focada no corpo masculino, em contraste com a tradicional representação feminina na história da arte. Além disso, o curador destaca a questão autoral no trabalho de Samir, com um traço abstrato que brinca e se aproxima do concreto, criando uma linguagem única e reconhecível. "Ao desenhar, Samir se confronta com o desejo e o constrói – ou desconstrói – à medida que interroga sua identidade de gênero e a forma como ela se inscreve no mundo. Sua poética visual é íntima e política, sem pretensão de respostas fáceis", avalia o curador.

Entre o público presente no vernissage estava o professor de história Ataíde Júnior. "Eu vim atraído pelo tema, pela relação entre o traço masculino e a forma como ele é representado de maneira erótica no papel. Além disso, sou fã da arte de Samir, que tem um estilo icônico e reconhecível, independentemente do material utilizado. E a curadoria de Adam, outro artista talentoso, foi fundamental para dar coesão às obras. Estou muito satisfeito com o resultado e acho que vale muito a pena visitar a exposição."

Seleção - Abrindo a programação 2025 do CCJE , "Esboços de um desejo louco por você!" foi um dos trabalhos avaliados e selecionados por uma comissão, formada por três grandes expoentes da arte e da cultura do Pará, no edital de  2023. Inicialmente prevista para 2024, a mostra foi transferida por causa do ano eleitoral. Agora, ficará aberta para visitação até o mês de julho. A partir de agosto, o espaço vai receber as obras selecionadas nos editais, lançados em abril, para os públicos interno e externo. E cujas inscrições encerram na próxima quinta-feira, 16.

"Uma novidade nessa gestão é que, no edital para o público interno, voltado para servidores, terceirizados e estagiários, todos os inscritos terão espaço para mostrar a sua arte, independentemente da modalidade, seja no desenho, na pintura, na música, na literatura, etc. Já no edital de pautas artísticas externo, serão contempladas duas exposições e um lançamento de livro", Nathalie Castro, que também é coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE)  do Pará.

 

Serviço :

Exposição: "Esboços de um desejo louco por você!"

 

Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, de forma gratuita.

 

Local: Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará.

 

Endereço: Rua João Diogo, 254, Campina – Belém.

 

Classificação indicativa: 16 anos.

Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.

Imagem: Thalles Pugget / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido