TRE intensifica ações de biometria nos interiores do estado

O processo de revisão biométrico acontece em 36 municípios e segue até 2019

convênio

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará deu início, neste mês, as ações de revisão biométrica realizadas em 36 municípios do estado. A Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, acompanhada da equipe de Tecnologia da Informação do TRE, deu início as visitas e já passou por alguns municípios que iniciaram a biometria.

 A visita iniciou por Marabá, na ocasião, a Desembargadora pôde acompanhar o início dos trabalhos revisionais no posto principal da cidade. O segundo município a ser visitado foi, São João do Araguaia, onde, em reunião com o prefeito João Neto Alves, foi firmado um convênio para garantir que a ação biométrica aconteça da melhor forma possível. A localidade possui 43 locais de votação e mais de 37 mil eleitores. São domingos do Araguaia e São Geraldo do Araguaia também foram visitadas com intuito de criar vínculos entre poder público, juízes e comunidade local, para divulgar a ação e convidar a população para participar do processo.

Nesta quinta-feira, 22, mais um convênio foi firmado. A Desembargadora junto com o prefeito de Óbidos Francisco Alfaia, também com intuito assegurar melhores condições e celeridade no processo de revisão biométrico, estabeleceram uma parceria. No local, o TRE conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Óbidos, Câmara do Vereadores e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

“Em tempos de escassez de recursos a união dos entes públicos é a principal forma de tornar a máquina pública mais eficiente. Todos os locais em que realizamos a revisão do eleitorado, sempre há parceria com a prefeitura ou câmara dos vereadores, na cessão de pessoal, divulgação, espaço físico, recursos necessários ao mutirão que é realizado com o intuito de alcançar toda a população. Afinal, votar não é só um dever do cidadão, mas também um direito que precisa ser assegurado por aqueles que servem a população”. Explicou Felipe Brito, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE.

A equipe técnica segue agora para o município de Rurópolis para garantir mais um convênio local.

Sistema biométrico

O estado já conta com 54 municípios biometrizados. Esse sistema de identificação vem sendo utilizado pelo TRE do Pará desde as eleições de 2010. O primeiro município a utilizar a ferramenta foi Capanema, já a capital paraense teve a sua primeira experiência no pleito eleitoral deste ano.

Para atualizar o cadastro o eleitor precisa comparecer ao cartório eleitoral da sua cidade portando um documento oficial com foto e comprovante de residência. No recadastramento são coletados os dados biométricos por meio de sensores de scanner de alta definição, que armazenam as impressões de todos os dez dedos das mãos, além de digitalizar a assinatura e anexar uma foto do eleitor, o que garante ainda mais segurança na hora de votar.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido