Presidente do TRE visita Assembleia Legislativa

Uma das pautas tratadas na ocasião foi o aniversário de 90 anos da Justiça Eleitoral que será comemorado no próximo dia 24 de fevereiro.

Presidente do TRE visita Assembleia Legislativa.
Foto: Nassif Jordy / Ascom TRE do Pará.

A presidente do Tribunal Regional do Pará (TRE do Pará), desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, fez uma visita de cortesia, no início da tarde de terça-feira (08), à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), onde foi recebida pelo presidente da Casa, deputado Chicão, e pelos parlamentares Eraldo Pereira, Ana Cunha e José Maria Tapajós. Na ocasião, entre outros assuntos, ela destacou os  90 anos da Justiça Eleitoral brasileira, que serão celebrados no próximo dia 24 de fevereiro, e aproveitou para pedir o apoio na divulgação do prazo final para que as eleitoras e os eleitores resolvam suas pendências com a Justiça Eleitoral, que é 4 de maio.

A desembargadora estava acompanhada do diretor geral, Felipe Brito, da chefe de gabinete, Patrícia Saboya, do chefe do Núcleo de Apoio à Gestão, Roberto Lopes, e da coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, Elaine Santana. “Um dos nossos objetivos com esta visita é esclarecer que o cadastro eleitoral fecha no próximo dia 4 de maio. Por isso, precisamos buscar as eleitoras e os eleitores que ainda não se regularizaram para que não percam esse prazo”, afirmou a presidente.

Para incentivar essa regularização, a desembargadora destacou, durante a visita, que o Tribunal ampliou os locais de atendimento disponibilizando mais de sete espaços nas Estações Cidadania, localizadas em Belém, Ananindeua, Parauapebas, Marabá e Santarém. “É possível ainda fazer todos os serviços por meio do site do Tribunal, desde tirar o Título Eleitoral até fazer mudança de domicílio, entre outras coisas. Além disso, o nosso Disque Eleitor agora é permanente. Por ele, é possível receber orientação, fazer agendamento para o atendimento presencial e outros serviços”, detalhou.

Ao falar sobre o aniversário da Justiça Eleitoral, a desembargadora ressaltou a importância dessa Justiça no processo de democratização pelo qual o país passou. “Ela é fundamental para que todas as cidadãs e cidadãos exerçam o direito ao voto”, disse ela lembrando ainda que a Justiça Eleitoral no Pará completará 74 anos no mês de junho. “Vamos ter uma ampla programação para marcar a data. Uma delas será uma exposição para contar um pouco da história da Justiça Eleitoral nos municípios, começando por Santarém”, adiantou.

Ela também apresentou aos parlamentares alguns dos projetos desenvolvidos pelo Tribunal como o “Te liga Jovem” para incentivar o voto de jovens de 16 e 17 anos; o “Eleitor do Futuro”, que trabalha com as crianças nas escolas a importância do voto para exercer a cidadania, e a Escola Judiciária Eleitoral que busca levar informações qualificadas a respeito da Justiça Eleitoral ao cidadão comum.

A desembargadora ainda falou sobre as principais obras da atual gestão: a construção do Fórum Eleitoral no município de Ananindeua, segundo maior colégio eleitoral do Pará, e da Usina de Energia Fotovoltaica, em Santarém, com o objetivo de gerar energia limpa para ser utilizada pela sede do Tribunal e pelas 100 Zonas Eleitorais do estado.

Ao final, a desembargadora entregou ao presidente da Alepa o Plano Integrado das Eleições (PIE 2022), documento que norteará as próximas eleições, e o presenteou com uma bolsa do Projeto Votos de Esperança, que transforma urnas de lonas inservíveis em produtos. Toda a produção desse material é feita por egressas e egressos do Sistema Penitenciário do Estado do Pará. 

O presidente da Alepa agradeceu a visita e convidou a desembargadora para voltar à Alepa a fim de falar aos deputados sobre o prazo final do fechamento do cadastro eleitoral e colocou os meios de comunicação da Casa à disposição do Tribunal para divulgação dos serviços da Justiça Eleitoral. Além disso, informou que pretende propor uma sessão especial para celebrar o aniversário de 74 anos da Justiça Eleitoral no Pará. 

Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido