TRE do Pará faz o fechamento do Sistema Candidaturas (CAND)
A partir do ato, nenhum candidato poderá mais ser retirado ou acrescentado à urna, o que impede qualquer modificação no conteúdo a ser disponibilizado à eleitora e ao eleitor na hora do voto.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio de sua Secretaria Judiciária, realizou, na noite de ontem (15), o fechamento de dados do Sistema de Candidaturas (CAND). Esse sistema traz as informações que constarão nas urnas eleitorais neste pleito no Estado. A partir do ato, nenhum candidato poderá mais ser retirado ou acrescentado à urna, o que impede qualquer modificação no conteúdo a ser disponibilizado à eleitora e ao eleitor na hora do voto, no próximo dia 2 de outubro.
De acordo com o calendário eleitoral, é somente até o dia 15 de setembro que podem ser solicitadas eventuais substituições de candidaturas majoritárias, exceto em caso de falecimento. O TRE do Pará tem seguido à risca o calendário e ontem efetuou o fechamento do CAND. O fechamento possibilita ao TRE disponibilizar a lista contendo os nomes de todas (os) os candidatas (os) que constarão nas urnas este ano.
O relatório apresentado pela Secretaria Judiciária traz um panorama dos registros de candidaturas. Segundo os dados constantes do CAND, ao todo foram protocolizados 67 registros de candidatos aos cargos majoritários e 975 a cargos proporcionais. No total, 1042 candidatos foram julgados, destes 958 foram considerados aptos a participar das eleiçõese 84 inaptos.
Dentre os candidatos julgados aptos: 927 foramdeferidos; 24 indeferidos com recursos; 2 deferidos com recursos; 0 cancelado com recurso; 0 pedido não conhecido com recurso. Já dentre oscandidatos inaptos: 1 foi cancelado; houve 35 renúncias; 0 falecimento; 0 candidato cassado; 0 pedido não conhecido e48 indeferidos.
Entre os candidatos com motivo de indeferimento: 1 foi porabuso de poder (LC 64/90); 62 por ausências de requisição de registro; 0 por compra de voto; 0 por conduta vedada; 8 porFicha Limpa (LC 64/90); 1 por gasto
Texto: Alexandra Cavalcanti - Ascom TRE Pará