Retrospectiva biênio 2021-2022: Eleições Gerais
Em um pleito marcado pela transparência do processo eleitoral e tranquilidade, eleitoras e eleitores do Pará foram às urnas no primeiro e segundo turno.

Em todo o Brasil, eleitoras e eleitores decidiram o futuro do país nas urnas em 2022. Foram eleitos deputados federais, deputados estaduais, senadores, governadores e presidente. No Pará, mais de 4,7 milhões de pessoas exerceram o direito da cidadania no primeiro turno e, no segundo turno, 4,701 milhões depositaram o seu voto nas urnas eletrônicas.
O pleito transcorreu normalmente em uma demonstração da maturidade cívica da população paraense e do trabalho exitoso da Justiça Eleitoral do Pará que não mediu esforços para assegurar que cidadãs e cidadãos pudessem exercer seus direitos. Em um estado com dimensões de um país, a tecnologia foi uma aliada importante para garantir a segurança, a eficiência e a agilidade das Eleições 2022.
A eleição para o cargo de governador do Pará foi decidida no primeiro turno. Helder Barbalho, do MDB, foi reeleito com 70,41% dos votos válidos. O senador eleito foi Beto Faro, do PT, com 42,555 dos votos válidos.
Os paraenses também escolheram os 41 deputados estaduais que ocuparão as vagas na Assembleia Legislativa e os 17 deputados federais que ocuparão as cadeiras na Câmara Federal. A deputada federal mais votada foi a Dra. Alessandra Haber, do MDB, com 258.907, e o deputado estadual que recebeu o maior número de votos foi Chamonzinho, do MDB, 109.287.
No segundo turno, a população do Pará voltou às urnas para escolher o presidente da República. Na capital, a primeira seção e encerrar a apuração foi 76ª, às 17h56. Já em relação aos municípios, os três primeiros a concluir foram: Banach (17h27), Sapucaia (19h47); ambas da 102ª Zona Eleitoral de Jacareacanga; e Cachoeira do Arari (17h53). O percentual de abstenções, no primeiro turno, ficou em 21,23% e, no segundo turno, ficou em 22,65%.
Após o fim do segundo turno das Eleições Gerais 2022, a presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, afirmou se sentir “muito feliz em entregar à sociedade paraense o resultado dessa eleição. Para mim, é motivo de alegria e respeito por ter aprendido tanto com essas servidoras e servidores da Justiça Eleitoral”, disse.
Texto: João Pedro Bittencourt / Ascom TRE do Pará
Foto: Ascom TRE do Pará