Pesquisa do Justiça 4.0 segue até 14 de julho
Os resultados irão revelar o diagnóstico sobre o impacto nacional da implementação dos Núcleos de Justiça 4.0, Balcão Virtual e do Juízo 100% Digital no Poder Judiciário.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará divulga que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) segue até o dia 14 de julho (sexta-feira) com a realização da segunda e última etapa da pesquisa interna que irá avaliar a otimização dos processos de trabalho no Poder Judiciário em face da implementação das políticas tecnológicas do Programa Justiça 4.0 (PJ 4.0) que inclui os Núcleos de Justiça 4.0, o Balcão Virtual e o Juízo 100% Digital.
O público-alvo da pesquisa é o corpo funcional do Tribunal que inclui as (os) magistradas (os), servidoras (es) e a força de trabalho auxiliar.
Realizada em âmbito nacional, a pesquisa consiste na aplicação de um questionário online de percepção com o propósito principal de subsidiar o estudo com informações e dados complementares que não estão disponíveis nos sistemas e nas bases de dados do CNJ.
.: Para responder ao formulário online, clique no link aqui
As 16 questões foram pensadas para captar a percepção do universo de respondentes acerca de quesitos que podem contribuir com a análise das hipóteses propostas para investigar outros temas aderentes à natureza da pesquisa, entre os quais:
- Mudanças decorrentes da implementação do Balcão Virtual, do Juízo 100% Digital e dos Núcleos de Justiça 4.0;
- Grau de dificuldade de aplicação do Balcão Virtual, do Juízo 100% Digital e dos Núcleos de Justiça 4.0;
- Mudanças no arranjo e uso de espaços físicos (ocupação/desmobilização/redução);
- Iniciativas implementadas para garantir o acesso aos excluídos digitais;
- Virtualização do processo e congestionamento de processos durante a pandemia de covid-19;
- Recepção da Resolução CNJ n. 481/2022 (retorno ao trabalho presencial) pelas (os) jurisdicionadas (os) e pelas (os) advogadas (os).
De acordo com o CNJ, a expectativa é de que as informações e os dados estatísticos levantados com a pesquisa gerem evidências sobre o impacto da implementação das políticas tecnológicas do PJ 4.0 (Núcleos de Justiça 4.0, Balcão Virtual e Juízo 100% Digital) na criação de novos fluxos, processos e formas de trabalho no Poder Judiciário, com a demonstração de resultados comparativos quanto à economicidade e eficiência antes e depois da implementação dessas tecnologias.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.
Arte: Raúl Modesto / Ascom TRE do Pará.