Abril indígena é celebrado com programação especial no TRE do Pará

A programação teve início com a Roda de Conversa sobre o “Direito Indígena aplicado ao processo eleitoral".

A programação teve início com a Roda de Conversa sobre o “Direito Indígena aplicado ao processo ...

Como parte das celebrações pelo “Abril Indígena”, período dedicado, entre outras coisas, ao reconhecimento da diversidade cultural, da história e das lutas dos povos indígenas do Brasil, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Pará (EJE/PA), em parceria com o Grupo Gestor do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará, promoveu, na manhã desta quarta-feira (30/04), o evento "Vozes Ancestrais", na sede do Tribunal.

A abertura do evento foi feita pela coordenadora da EJE, Nathalie Castro. Na ocasião, ela destacou a importância da programação. “Não estamos aqui hoje apenas para reconhecer, mas também para valorizar os saberes e a história dos povos ancestrais, mostrando o compromisso do TRE do Pará com essa cultura ", destacou.

Em seguida, teve início a Roda de Conversa sobre o “Direito Indígena aplicado ao processo eleitoral”, conduzida pela liderança indígena, internacionalista e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rayane da Silva França (Yawadj Xipaia), do povo indígena Xipaia.

A palestrante iniciou falando sobre os direitos indígenas. "Antes de tudo é preciso dizer que nenhum deles, nem aqueles que estão na Constituição Federal de 1988, foram dados, todos foram conquistados com muita luta por diversos povos indígenas", ressaltou, lembrando que o primeiro político indígena do país foi o Mário Juruna, eleito deputado federal em 1982.

Durante o bate-papo, ela ainda frisou a necessidade de as pessoas, de modo geral, conhecerem os povos indígenas, que atualmente são 305 em todo o território nacional. “Só podemos entender aquilo que conhecemos”, resumiu.

A pesquisadora explicou ainda o porquê do Dia dos Povos Indígenas ser comemorado em 19 de abril. “Essa data foi estabelecida em 1943, após o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México em 1940. A data foi escolhida porque mesmo sem convite para entrar, indígenas foram até lá lutar por diretrizes para políticas públicas em sua defesa”, detalhou.

Em seguida, teve início uma oficina temática, com atividades práticas voltadas às tradições e aos saberes dos povos originários, entre elas, pintura corporal, conduzida por artistas indígenas.

Paralelamente, o público pode apreciar uma Feirinha Cultural, com venda de artesanato indígena e comidas típicas.

 

 

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE Pará.

Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE Pará.

 

 

 

 

 

 

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido